Por Luana Bortolon
Olá Divas... hoje vou compartilhar com vocês um lugar muito legal que fui em Sampa, a casa nasceu no Rio de Janeiro e migrou para São Paulo em 2011. Indicado pela revista veja e por uma amiga, fui conhecer o Venga (Bar e restaurante Espanhol), um lugar bem descontraído, apresenta um salão caprichado com mesas altas e baixas, e um balcão rodeado por banquetas que separa a cozinha dos clientes e serve a famosa Tapas. Sucesso ali é a croqueta de jamón, bruschetta de vieira, ficam entre os mais pedidos. Para beber a sangria tinta está entre as mais pedidas, entre as várias opções, o cardápio oferece vinhos espanhóis, coquetéis e cervejas (entre elas a de trigo Weiss Damm).
A origem das tapas é incerta ainda que segundo a lenda, a primeira tapa foi criada na região da Andaluzia, onde servir uma taça de vinho com um pequeno prato por cima contendo uma fatia de pão com presunto cru ou uma reduzida porção de comida se tornou um hábito. Essa "tapa", no sentido literal de "tapar" tinha a função de impedir que as moscas e o pó entrassem na taça de vinho.
Boa parte dos atrativos das tapas se deve ao fato de serem uma das formas mais sociais de se comer, sobretudo quando constituem uma refeição completa e se compartilham vários pratos entre os amigos e a família. Além disso, a possibilidade de se comer tantos pratos frios ou quentes ao mesmo tempo tornam as tapas uma das experiências gastronômicas mais ecléticas.