Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Delícias da Páscoa, muito além do chocolate...

Por Luana Bortolon


Olá Divas!!
A Páscoa se aproxima, e o encontro familiar é sagrado, todos reunidos a mesa para degustar uma boa comida e celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador! Graças a Deus!
Temos uma deliciosa receita de lombo de bacalhau ao forno by aldi postada aqui no blog em novembro do ano passado e hoje vou compartilhar com vocês uma receita de risoto de bacalhau.

Ingredientes:
  • 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli (arroz próprio para risoto)
  • 3 colheres de (sopa) de manteiga sem sal
  • azeite extra virgem
  • 1 cebola roxa picada bem fininha
  • alho poró
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 600 gr de bacalhau desfiado (dessalgado)
  • 200 gr de queijo parmesão ralado da hora
  • legumes para fazer o caldo, usei 1 cebola, 1 cenoura, 1 tomate sem semente, meio pimentão vermelho e um pedaço de alho poró 
  • 1,5 litro de água

Preparo:
Primeiro lave bem e corte os legumes para preparar o caldo, corte ao meio a cebola, o tomate e em pedaços grosseiros a cenoura, o alho poró e o pimentão, coloque tudo em uma panela junto com a água e deixe ferver. Este é o caldo.
Em outra panela coloque 2 colheres de manteiga e azeite a gosto, eu faço umas 2 ou 3 voltas na panela, ligue o fogo para derreter a manteiga, em seguida acrescente a cebola bem picadinha e o alho poró fatiado não precisa fritar até dourar, murchou já pode colocar o arroz na panela e mexer, observe que esse mexer constante nos grãos do arroz servirão para que o amido se desprenda, o que vai tornando cremoso, o arroz, e fazendo com que cresçam os grãos – um espetáculo! Assim que o arroz estiver bem incorporado à cebola, à manteiga, ao azeite, é hora de pôr o vinho branco. O chiado na panela é comovente, o cheiro é inebriante, e não deixe de mexer, com calma, com carinho... nada de mexer com velocidade.
Depois de evaporado o vinho, e para que o arroz não fique seco na panela – pecado mortal! – comece a regar, aos poucos, com conchas (uma de cada vez) do caldo e continue mexendo, quando secar a primeira concha de caldo acrescente o bacalhau desfiado e vá mexendo delicadamente...
E lembre-se: começou a secar, o caldo foi evaporando e incorporando-se ao arroz?
Mais uma concha de caldo. 



A embalagem do arroz que você comprar trará o tempo ideal de cozimento para que o arroz fique al dente, imprescindível para o sucesso do risoto. O meu demorou 17 minutos. Dois ou três minutos antes desse tempo (e o caldo deverá estar já quase no fim), é hora de colocar o queijo ralado, mexer bem para que ele se incorpore e dê aquela liga tão características dos melhores risotos. E por fim, mais uma colher de sopa de manteiga sem sal, para dar brilho ao prato. Hora de desligar o fogo e deixar a panela tampada, depois de uma última mexida, por uns 5 minutinhos. Estará pronto pra servir...



Hum... deu água na boca! Decorei o prato com tiras do pimentão vermelho que usei no preparo do caldo (e o que sobrou dele piquei bem picadinho e agreguei ao risoto no final, mas se preferir pode deixar sem). E coloquei um pouco mais de queijo parmesão ralado no grosso, mas você pode ralar bem fininho, fica mais bonito!
Acompanhado de um bom vinho... 
#bonappétit
E Feliz Páscoa!
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário