Pesquisar este blog

sábado, 12 de abril de 2014

Bolo integral feito com gérmen de trigo - alimento extremamente nutritivo!

Por Luana Bortolon


Olá Divas! Hoje vou compartilhar com vocês uma receita que utiliza o gérmen de trigo em seu preparo e como pouco sabia sobre este poderoso alimento, fui pesquisar a respeito e olha só o que encontrei...

O gérmen de trigo - parte mais nobre do grão de trigo - é um dos alimentos mais nutritivos que temos à disposição. Contém nutrientes altamente recomendáveis, fazendo muito bem à saúde, tanto de adultos quanto crianças. Na alimentação infantil ele pode fazer parte de todas as papinhas, pois traz elementos nutritivos e vitais, protegendo contra as doenças os organismos em desenvolvimento.
Além de conter 23 nutrientes (em 100 gramas de gérmen de trigo encontramos mais nutrientes do que em qualquer outro grão ou vegetal), é muito rico em proteínas, contém cerca de 28%, superando até alimentos como a carne. Precisamos de proteínas para reparar e construir músculos, além de ajudar os nutrientes a alcançar as células.


A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.
Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti-anêmico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.
Outra importante vitamina encontrada no gérmen de trigo é a vitamina E, que é útil para combater o envelhecimento precoce das células e prevenir doenças cardíacas. Essa vitamina também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico, além de ajudar a reduzir o excesso de açúcar no sangue, ótimo para pessoas diabéticas.
Dessa forma, o gérmen de trigo é muito benéfico, principalmente aos praticantes de atividades físicas que precisam manter o desempenho máximo. Ele é usado na dieta de atletas que visam melhorar a função cardiovascular e níveis de resistência. Quem quer ganhar massa muscular também pode, ou melhor, deve incluir o gérmen de trigo em sua dieta.

A receita é de um bolo D-E-L-I-C-I-O-S-O que aprendi com mamis lógico, mamis manda muito bem na cozinha...amooo e sinto muita saudades daquelas comida caseira bem temperada...hummm!
Extremamente nutritivo, feito com ingredientes selecionados e muito saudáveis, ótimo para o lanche da tarde ou café da manha.
Vamos lá...quem faz uma dieta balanceada vai ter praticamente todos os ingredientes em casa.

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 unidade de uma fruta de sua preferencia (banana, maça ou pera)
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de girassol ou milho - se tiver azeite de coco melhor ainda
  • 1 xícara (chá) de aveia
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo
  • 2 xícaras (chá) de uvas passas, castanha do Pará e coco ralado sem açúcar - tudo misturado
  • 1/2 xícara (chá) de água - se necessário
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, as frutas e o óleo até formar um creme. Enquanto isso misture numa travessa funda a aveia, o açúcar mascavo, o gérmen de trigo e os outros ingredientes, menos o fermento em pó, acrescente o creme batido no liquidificador, misture bem com a colher, acrescente a água se a massa não estiver em consistência de massa de bolo e por último acrescente o fermento, misture e leve para assar em forma untada e polvilhada com farinha por aproximadamente 50 minutos, em forno pré-aquecido à 200 graus.
Podemos fazer algumas substituições, uvas passas escuras por uvas passas claras ou damasco, castanha do Pára por castanha de caju ou nozes, variar as frutas, já fiz com 3 bananas e já fiz com 2 bananas + 1 maça, já fiz com 1 banana + 1 maça + 1 pera, enfim, temos várias opções.




Experimente e deixe sua opinião nos comentários... 
Vamos lá mãos a obra e aguarde os elogios :)) 
Beijos...  

#Bonapetite



http://www.portalemforma.com.br/
http://vilamulher.com.br/


Um comentário: