Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Plantas dentro de casa

Lidiane Massuda


Bom dia amigas Divas...
Hoje o assunto é paisagismo.
Quem nunca teve dificuldade em adaptar uma planta dentro de casa??? Essa ideia é um tanto difícil porque muitas pessoas acham que planta verdadeira e interior não combinam. Mas não é bem assim. Hoje vim mostrar pra vocês que muitas espécies de plantas vivem sim bem em ambientes fechados. O importante é saber escolher qual a melhor espécie para o espaço em questão, analisar a incidência de luz, o espaço físico, a ventilação, a proposta de decoração.
A utilização de plantas na decoração vai muito além do fator estético, elas renovam a energia estagnada no ambiente, melhoram nosso estado de espírito e pelo processo de fotossíntese, renovam e melhoram o ar que respiramos, refrescam o ambiente e também servem como isolantes acústicos.




As plantas que melhor se adaptam aos ambientes internos são as do tipo folhagens, pois necessitam de menos luz para a fotossíntese, ao contrário das plantas com flores que são mais indicadas para ambientes abertos, pois necessitam de uma boa ventilação e iluminação.




Você pode colocar plantas no ambiente que mais te agrada. No banheiro, o ideal é colocar no lavabo, pois este não tem umidade por não ter chuveiro. Na cozinha, em vasinhos pequenos, na sala, no escritório, enfim... as folhagens ficam um charme e trazem mais vida e cor aos ambientes.


     



Veja algumas das espécies mais indicas para ambientes internos, elas são plantas adaptadas à sombra e meia sombra:


  

- Palmeiras como a Chamaedórea, a Ráfis e a Areca;



-  A Licuala;


     

- A Pleomele e a Lança de São Jorge;


      

 

- A Jibóia, o Singônio e a Babosa de Pau;


 

- A Pau D'agua e a Zamioculca;



  
 

 - A Bromélia, a Rosa de Pedra, os Minicactos;



    


- Algumas com flor: Lírio da Paz, Violetas e os Antúrios;








 As plantas podem fazer toda a diferença, quer sejam grandes ou pequenas, isoladas ou agrupadas. Mas a verdade que sabemos e devemos levar em consideração, é que as plantas não são para todo mundo, e com certeza a decisão de tê-las dentro de casa deverá estar alinhada ao seu estilo de vida e personalidade. Quem as olha como simples objeto decorativo correrá o risco de não cuidar delas com a devida atenção que necessitam, afinal, são seres vivos também. As plantas trazem delicadeza a composição, equilibram as formas e pontuam suas matizes verdes pelo ambiente. Deixando os espaços muuuuiiitooo mais bonito. Eu amoooooo!!!
E ai??? Vamos colocar um pouquinho de vida com as plantas dentro de casa?
Isso é um raro prazer neste mundo tão urbanizado.
Fica a dica amigas Divas...
Espero que tenham gostado!
Beijinhooooossss...



Fonte: arquivo pessoal, google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário