Pesquisar este blog

sábado, 19 de abril de 2014

Praticar atividade física durante a TPM alivia os sintomas

Por Luana Bortolon



Olá Divas!
O mau humor, as cólicas e o inchaço da TPM costumam desanimar até mesmo a mais exímia esportista. No entanto, fazer um esforço a mais para continuar os exercícios pode ser muito benéfico: trabalhos científicos mostram que a prática de atividade física ajuda a atenuar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual. 

Um deles, realizado pela University of British Columbia, no Canadá, submeteu oito mulheres a corridas de, aproximadamente, 20 km semanais. Depois de seis meses, todas elas relataram menores episódios de dores na mama e irritabilidade na semana que antecede a menstruação. "Esses benefícios ocorrem porque o exercício físico gera um aumento da taxa metabólica e favorece a circulação sanguínea. Consequentemente, há uma otimização do transporte de oxigênio e nutrientes essenciais, melhorando, assim, todas as funções vitais", justifica Emerson Bisan, personal trainer e diretor da Nova Equipe Assessoria Esportiva.


Outra explicação para a melhoria é a liberação de hormônios proporcionada pela atividade física, principalmente a endorfina - hormônio diretamente ligado à sensação de prazer e bem-estar. Mesmo na hora do alongamento, esse hormônio entra em ação, já proporcionando o bem-estar. 

Quando a cólica ataca, muitas vezes, a última vontade é de se mexer com exercícios. Mas saiba que exercitar, em especial, a região pélvica, proporciona alívio para as dores abdominais. Fortalecer o abdômen é uma boa saída. 

Nesse período do ciclo menstrual, também é comum que ansiedade, tristeza e mau humor assolem a mente feminina. Para aliviar esses fenômenos, invista em atividades que a relaxem. No caso da ansiedade e mau humor, são recomendadas atividades de relaxamento dos músculos e da mente, como ioga, alongamento e pilates.


Se o objetivo é reduzir a voracidade por doces, invista em atividades aeróbicas, que, além de liberarem endorfina, reduzem o cortisol, hormônio relacionado ao estresse - que pode incentivar o desejo por guloseimas. A endorfina, por estabilizar os níveis de glicose no sangue, ajudará a diminuir a vontade de abocanhar doçuras. "A corrida é muito indicada, desde que moderada", aconselha Roberta.



O inchaço também é uma constante de muitas mulheres durante esse período e, com ele, as dores nos seios. Para resolver esse problema, Roberta Bacarin também indica exercícios aeróbicos que movimentam o corpo. "É como se o líquido retido circulasse. A circulação melhora, aumenta a pressão dentro do corpo e, com isso, há liberação do líquido", explica a educadora física.

Agora, se o seu problema for com as dores de cabeça, o melhor a ser feito é pegar mais leve. Exercícios mais intensos aumentarão a circulação e a pressão arterial, ocasionando a piora da dor. Por isso, respeite os seus limites. Para aquelas que já praticam atividades físicas, a adaptação pode ficar mais fácil. "Em alguns casos, basta reduzir a intensidade e o volume de sua atividade habitual para melhorar os sintomas", sugere Emerson.

Dicas para as corredoras

É comum a mulher sentir uma queda de rendimento na semana da TPM, especialmente se ela não faz uso de nenhum contraceptivo hormonal, "alteração de humor, a presença de dor, como a abdominal e a de cabeça, ou o inchaço, pode influenciar na rotina da corredora", adverte Tathiana Parmigiano, ginecologista do esporte (SP). Mas é possível driblar os sintomas e acelerar o passo até mesmo nesse período.



Mantenha os treinos: O ritmo regular ajuda a minimizar os sintomas devido às substancias produzidas, como endorfina, dopamina e noradrenalina, ligados a sensação de bem-estar.

Faça uso de medicamentos: Mas sempre com acompanhamento médico. Os anti-inflamatórios previnem as cólicas, que tanto comprometem os treinos. Os anticoncepcionais também ajudam a controlar os sintomas, como inchaço e alteração de humor. Além disso, eles permitem planejar o ciclo para que a mulher faça a sua prova na fase do ápice do rendimento.

Coma bem: Uma alimentação leve e diurética, com bastante líquidos, também age como coadjuvante, deixando a mulher mais disposta e animada.

Converse com seu treinador: Muitas mulheres programam seus treinos de tiros, longos e trotes conforme seu ciclo menstrual para renderem mais.
Então divas agora já sabem, nada de faltar o treino ou matar a sua atividade física por conta da TPM.
Beijos



Fonte: Revista corpo a corpo
http://www.minhavida.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário