Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

Pão integral na máquina

Por Luana Bortolon


Olá Divas...
A pedido de uma aluna querida e seguidora do blog vou dar continuidade no assunto da receita que a Va postou pão 100% integral, super fácil, mas agora a versão da receita de pão 100% integral adaptada para a máquina de pão, sabe aquela famosa máquina??
Divas não sei se vocês conhecem ou já tiveram alguma experiência com a máquina de pão, porque eu simplesmente A-D-0-R-0! 
Ganhei de presente do meu marido, pasmem, rsrs mas é verdade! Claro que ganhar jóias, sapatos e bolsas é algo mais encantador, mas lembro muito bem, que na ocasião eu queria a tal da máquina então, meu marido comprou e me deu de presente :)) fiquei super feliz e lá foi eu testar várias receitas... 
Descobri que seguindo certinho as receitas do livro o pão fica meio durinho, porque a quantidade de água não é proporcional a quantidade de farinha, bem e isso eu posso falar com segurança, pois cresci com minha mãe fazendo pão e com a mesma apreendi que para 1 kg de trigo usa-se 500 ml de água, dica importante e que sempre deu certo!




Então eu simplesmente acrescentei mais água na receita, e troquei a margarina pelo óleo de girassol ou milho (bem quem quiser usar o de canola) eu prefiro de girassol ou de milho. 
E claro a receita que mais fiz até hoje é a de pão 100% integral, mas confesso, já fiz pão branco, de aveia e mel, e tem um de nozes com canela que é delicioso e a tempos não faço.
Além da máquina, vem junto um copo de medida e uma colher com duas medidas, a maior que equivale a 1 colher de sopa e a menor, que equivale a uma colher de café.

Vamos a receita:
  • 2 copos de água
  • 3 colheres (sopa) de óleo de girassol ou milho, se quiser também pode trocar por azeite de coco
  • 1 colher e meia de sal (use a menor medida)
  • 2 colheres de açúcar mascavo ou demerara (use a maior medida)
  • 4 copos de farinha integral
  • 2 colheres de linhaça, já fiz com a farinha de linhaça e também com a semente, (use a maior medida)
  • 2 colheres e meia de fermento biológico instantâneo (use a menor medida)
Modo de preparo:


Retire a forma de assar de dentro da panificadora, acrescente todos os ingredientes na ordem acima, sempre os líquidos primeiro, depois os secos, coloque a forma na panificadora e encaixe-a corretamente conforme o manual, é muito simples, como a jarra no liquidificador, encaixa e gira, feche a tampa da panificadora e programe a máquina, você pode escolher se quer  a cor do pão: claro, médio, ou escuro, e o tempo de preparo é de acordo com o tamanho do pão, para esta receita que o pão pesa 900 gr use a opção II, a opção I  é para pães menores (de 450 gr e 600 gr), e escolha o ciclo, a opção integral é o ciclo 3. Aperte o botão iniciar e aguarde o delicioso cheiro de pão assando na sua panificadora...hum...
E o melhor de tudo é que a maquina permite que você programe o pão com até 13 horas de antecedência, ou seja, coloco os ingredientes a noite e programo a panificadora para o pão ficar pronto as 6h da manhã, os vizinhos devem adorar, rsrs pois o cheiro de pão se espalha apartamento a fora, mas me diga, quem não gostaria de acordar com um pão quentinho para o café da manhã? E melhor ainda, um pão saudável, 100% integral!


 Forma, copo e colher de medida



          
Panificadora programada com 8h de antecedência




                           



Espero que gostem da dica!
E você que já tem a panificadora, usa com frequência? Já fez o pão 100% integral?
Conte sua experiencia, deixe um comentário...
Beijos


3 comentários:

  1. Olá Luana 😊 Já fiz essa receita, só achei q ele ficou com a casca muito dura. Tem alguma dica pra casca ficar mais mole? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Assim que vc tira da forma quente ainda, molha as mãos e vai passando pelo pão todo. Cubra com uma toalha e depois que esfria guarde em um plástico. Isso deixa a casca mais macia

      Excluir
  2. Hummmm... prefere mole do que dura, hein??

    ResponderExcluir