Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de abril de 2014

Acelerando o Metabolismo - uma ajudinha para emagrecer

Por Vanessa Chinaglia
Colaboradora Andrea Filipovith 



Garotas divas, hoje vou trazer um texto para vocês que a personal Andrea Filipovith escreveu, achei super interessante e pedi a ela se poderia postar aqui para vocês, e aí vai as dicas para aumentarmos nosso metabolismo, o que nos ajuda a perdermos uns quilos...






























Mas o que é metabolismo?? 
Boa Parte das pessoas que lutam contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo "lento demais" pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. 
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando, ou seja, é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo.
Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.
O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios!! Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais...
Divas 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, os outros 20% depende de sua rotina.  Se você não pode mudar a genética, e se encaixam naqueles que estão sempre de mal com a balança vamos prestar atenção nessas dicas e tentar acelerar o metabolismo:
  1. Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, faça seus músculos trabalharem para você, queimando calorias 24 horas por dia.
  2. Açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzidos em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando a diminuição do metabolismo. Utilize gorduras que fazem bem para a saúde proveniente de nozes, castanhas e azeite de oliva.
  3. Quanto maior o tempo entre uma refeição e outra mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter energia que precisa consumindo seu próprio tecido muscular (catabolismo).
  4. Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e musculação acelera o metabolismo. É importante que a atividade física seja regular para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada.
  5. Beber água emagrece. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo, 8 - 10 copos por dia.
  6. Seja "amiga" do inverno. Em dias mais frios, a gente gasta mais energia, mas é no máximo 10%. Então não vale comer a feijoada viu!!!
Espero que tenham gostado!!! Vamos a luta, por esse metabolismo para trabalhar, isso significa gorduras a menos...
Beijos



Texto cedido pela educadora física Andrea Filipovith
Insta: @andrea_filipovith

Nenhum comentário:

Postar um comentário