Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Curiosidades do vinho.

Por Vanessa Chinaglia

Olá!!
Divas divinas, vocês gostam de vinho?
Esses dias eu e meu marido fomos jantar com mais dois casais em um restaurante que amoo, aqui em Campo Grande, se chama Território do Vinho. É um lugar super aconchegante, com excelente comida e uma adega linda, para vc escolher o vinho que mais te apetecer. Lá notamos que os Jogos americanos que haviam nas mesas traziam curiosidades sobre vinhos, pedimos se poderíamos trazer um e compartilhar as curiosidades aqui com vcs... E aqui vai!!






Curiosidades sobre Vinho  ao redor do mundo

Curiosidades

  • Champagne - Produzidas a partir de uvas do tipo Chardonnay (branca), pinot noir e pinot meunier (pretas), a Champagne tem esse nome por ser produzida na região de mesmo nome, na França

  • As melhores condições climáticas para a produção de vinhos encontram-se nas latitudes entre 30˚ e 40˚. Nessas regiões, as uvas amadurecem com teores ideais de água e açúcar. As vinhas mais ao sul pertencem a Nova Zelandia perto do paralelo 45.

  • Você sabia que são necessárias cerca de 600 uvas para produzir apenas 1 garrafa de vinho
  • A mais antiga evidência química do vinho foi encontrada num aparelho para a fabricação do produto e num vaso de 3500 a.C. na região de Godin Tepe, na atual região do Irã.
  • Pesquisas realizadas pela universidade de Purdue, nos EUA, descobriu que o vinho tinto pode impedir aumento de peso. A substância piceatanol, presente na bebida, pode retardar a geração de células jovens de gordura e as impede de se transformarem em células maduras.
  • Você sabia que a Phylloxero, doença que ataca a raiz das parreiras, teve um surto mundial no fim do século XIX e início do século XX? Conhecidos pela qualidade dos seus vinhos, o Chile não foi afetado por ser "protegido" pela cordilheira dos Andes, o oceano Pacífico e o deserto do Atacama, onde os insetos transmissores não conseguia sobreviver.

Dicas


  • A posição ideal para a garrafa de vinho é a Horizontal. Manter a garrafa nessa posição faz com que o vinho encharque a rolha, expandindo-a e vedando a garrafa. Mas a dica só vale para garrafas fechadas. a melhor posição para uma garrafa já aberta é a vertical.



  • Ninguém gosta de ficar com os lábios e dentes manchados após beber vinho, certo? Estes pigmentos podem ser retirados com um truque básico: colocar um pouco de açúcar na palma da  mão acrescentar água até formar uma pasta e passar delicadamente sobre os lábios retirando todo o resíduo vermelho.

Mitologia
  • Filho de Zeus e da princesa Semele, Dionísio é o único deus filho de uma mortal. Ele se apaixona pela cultura da uva e descobre a arte de extrair o suco da fruta. Atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Por causa desta sua paixão pela cultura da uva, Dionísio, após sua morte , passou a ser cultuado pelos gregos como Deus do Vinho.


Produção
  • 2011 foi o ano em que a França retomou o posto de maior produtor de vinho no mundo. Os franceses produziram quase 5 trilhões de litros de vinho, ultrapassando a Italia, que produziu cerca de 4,15 trilhões de litros naquele ano.
Consumo
  • Quando o assunto é o consumo de vinho, países como Uruguai, Argentina, França e Portugal tem consumo anual acima de 30 litros por habitante. Australia e Chile estão na faixa de 15 a 30 litros anuais. No Brasil, a média está entre 1 e 7 litros , apenas. 

Glossário do Vinho



Acastanhado
Diz-se do vinho com nuanças de cor tinto, lembrando a cor da castanha ou do tijolo. Geralmente associada a vinhos envelhecidos.

Amplo
Vinho com "Bouquet" rico e com muitas nuanças, oferecendo agradáveis sensações olfato-gustativas.

Chambrer
Adaptar o vinho à temperatura ambiente.

Enoteca
Adega de vinho; local onde são exibidas garrafas de vinhos de diferentes regiões. Muitas vezes, esses vinhos também estão disponíveis para degustação.

Flauta
Taça ideal para espumante.


Gran Reserva
O melhor vinho de uma bodega, produzidos apenas em anos excelentes e depois submetido a amadurecimento mais longo.

Saignée
Palavra francesa para sangria: literalmente sangrar um pouco de líquido de uma cuba de fermentação para tornar o vinho resultante mais concentrado.

Vintage
Processo de colher as uvas ou o ano em que as uvas foram colhidas. Todos os vinhos, portanto são "vinhos vintage".



Imagens retiradas do banco de imagens google
Informações retiradas de um folder do restaurante Território do vinho.
Site: www.territóriodovinho.com.br
Face: facebook.com/territoriodovinho1 
Youtube: youtube.com/territoriodovinho
twiter: @territoriodovinho
Insta: Instagram.com/territoriodovinho
Fone: (67)3029-8464


Nenhum comentário:

Postar um comentário