Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Aeróbico em jejum: troca sem sentido!

Por Luana Bortolon


Olá Divas, achei esse assunto muito interessante, quando soube que há malhadores que defendem fazer exercício de estômago vazio como estratégia para turbinar a queima de gordura. Mas é importante saber que essa tese não tem comprovação científica e os especialistas alertam: não é todo mundo que pode apostar nessa ideia. Entre os profissionais, há os que são radicalmente contra e os que liberam a prática, cada um com seus argumentos. Em uma coisa todo mundo concorda: é preciso ficar atenta aos sinais do seu corpo para ver como ele reage depois de uma sessão de aeróbico em jejum (batizado de AEJ nas redes sociais).



Cuidados ao fazer exercícios em jejum:

  • Converse com seu professor e com uma nutricionista sobre o volume e a intensidade do seu treino antes de tentar malhar em jejum. “Não dá para fazer disso uma rotina”, fala o médico e nutrólogo Mohamad Barakat, de São Paulo. “O ideal é usar por um período determinado.”
  • Quando acordamos e estamos há várias horas sem comer, a glicemia (o nível de açúcar no sangue) está baixa. Nessa hora, apenas exercícios leves e por um tempo curto (uma caminhada ou pedalada leve de até 40 minutos, por exemplo), praticados por pessoas condicionadas, podem trazer o benefício da queima de gordura. “Caso contrário, você pode sentir tontura e desmaiar por causa de hipoglicemia, que é a diminuição do açúcar no sangue”, diz o professor de educação física Thiago de Seixas, do Rio de Janeiro.


  • Acredite: tomar um suco ou comer uma fruta antes de malhar é melhor do que fazer jejum. “Sem ter de onde tirar energia para o exercício, o organismo vai procurar outras fontes, como o músculo”, explica Mohamad Barakat. Ou seja, além de não emagrecer, você sacrifica sua massa magra.
  • Se não comer nada antes de treinar, pense em tomar um suplemento que evite o catabolismo (perda de músculo). Mas só um nutricionista e um médico nutrólogo podem indicar o melhor para o seu caso.


Queimar, queima...mas a troco de quê?
Robson Donato Souza, que é professor e personal da academia Competition, explica como se dá a queima de gordura no corpo de quem se alimenta antes de treinar e de quem treina em jejum.
A glicose é a principal fonte de energia na atividade física, mas também é a única fonte de energia para o sistema nervoso. Em jejum, sem a glicose proveniente dos alimentos, o corpo usa um mecanismo de proteção que faz com que a pessoa diminua a utilização da glicose e aumente a utilização de gordura.

Por sua vez, a pessoa que treina alimentada tem a perda de gordura diminuída durante a atividade física, porque tem a glicose proveniente dos alimentos para gastar. Sendo assim, o corpo demora cerca de 30 minutos para começar a utilizar a gordura como fonte de energia. Isto significa que sim, em jejum, a queima de gordura é mais rápida.

O nutrólogo Mohamad Barakat reforça: “pelo fato de estar sem ou com muito pouco glicogênio residual pela manhã, consegue-se em pouco tempo de exercício a perda de peso em gordura exclusivamente, com apenas 20-40 minutos no máximo.
Apesar do benefício momentâneo, ambos os profissionais são contra o método. Outro problema relacionado ao AEJ, citado pelos dois, é que ele pode gerar o efeito contrário do esperado.


Robson afirma que ao trocar um treino “bem alimentado” por um em jejum não é algo muito inteligente. Isso porque quem malha sem comer nada é obrigado a apostar em atividade moderada. Já quem está alimentado vai poder ter um treino de mais intensidade e qualidade.
Além disso, o pós-treino também se mostra mais efetivo para quem come antes de malhar, o que estimula a queima de gordura ao longo do dia. “A pessoa que treina de forma mais intensa, ou seja, que está mais bem alimentada, tem adaptações fisiológicas durante todo o dia que exigem a queima de gordura. Já quem treina em jejum, faz um treino de leve a moderado, e essas adaptações são menores.
E ai divas, o que vocês preferem? Se alimentar antes, fazer um treino intenso e com qualidade e estimular a queima de gordura ao longo do dia, ou treinar em jejum, queimar gordura mais rápido, correndo o risco de ter uma hipoglicemia e ainda queimar massa magra. Pense na sua saúde e faça a escolha certa!
Beijos




Fonte: http://saude.terra.com.br/
mdemulher.abril.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário