Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Risoto rápido!

Por Luana Bortolon

Oi Divas! Só para variar um pouco, domingo fiz uma receita deliciosa de risoto, mas desta vez, o preparo foi feito de uma forma diferente e o que é melhor, rápida, diga-se de passagem bem rápida... coisas que só a boa e velha panela de pressão faz por você! 
Essa dica preciosa da panela de pressão, aprendi com a Chef Marjorie, alias ela cozinha muito bem, adoro! Quando você fizer sua festa, chame a Marjo para preparar o buffet, você não vai se arrepender.


Então vamos lá, anote os ingredientes:
  • 1 cebola roxa picada
  • 1 abobrinha pequena fatiada
  • alho poró a gosto fatiado (usei 1/4)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • azeite extra virgem a gosto (faço 2 voltas na panela)
  • 1 xícara (chá) de arbóreo ou carnaroli
  • 1 cálice de vinho branco seco
  • 500ml de água filtrada
  • 1 cenoura lavada cortada ao meio
  • queijo parmesão ralado na hora
  • sal
Modo de preparo

Divas o preparo é melhor que a encomenda, quando me lembro do tempo que passei colocando caldo e mexendo a panela para o arbóreo liberar o amido, ri sozinha... bom mesmo é quando você cozinha saboreando um bom vinho, acompanhada na cozinha e de preferência com o clima ameno.
Derreta a manteiga junto com o azeite, em seguida coloque a cebola e o alho poró, frite um pouco, acrescente o arbóreo, mexa bem e coloque o vinho, hum, hora de sentir aquele aroma delicioso! Assim que evaporar o vinho, acrescente a abobrinha e a água, mexa bem para misturar os ingredientes, coloque a cenoura dentro da panela e tampe. Quando a panela pegar pressão conte no relógio 3 minutos, isso mesmo, apenas 3 minutos Divas, não vai dar bobeira e deixar passar do tempo, rs desligue a panela, tire a pressão, e após abri-la, prove para ver se o arbóreo está no ponto (al dente). 



Para finalizar é só retirar a cenoura da panela e colocar o queijo ralado, corrigir o sal e acrescentar meia colher de manteiga para dar aquele brilho básico no risoto, mexa bem e sirva.
Se por um acaso o seu risoto ainda estiver cru, quando você abrir a panela de pressão, acrescente um pouco mais de água quente e mexa com a colher, sem tampar a panela e com o fogo alto, até que ele fique no ponto. 
Muito simples não? 
Para acompanhar esse prato, além de uma saladinha básica, fiz salmão assado no forno, temperado com sal, limão e pimenta a gosto, asso por aproximadamente 20 minutos, e para finalizar e dar o ar da graça triturei umas castanhas do Pará no master e coloquei sobre o salmão, na hora de montar o prato mesmo. Mas você também pode usar amêndoas ou outra oleaginosa de sua preferência, para quantificar as castanhas, use um punhado de sua mão para casa pessoa.
Essa receita de risoto serve até 3 pessoas, claro que tinha o salmão e a salada, mas comemos (eu e meu marido) e ainda sobrou para mais uma pessoa, mas eu sempre faço 1 xícara (chá) de arbóreo por casal, se você fizer 2 xícaras de arbóreo use 1l de água para o cozimento.
Espero que gostem da receita, testem e me contem o que acharam, confesso que gostei e não vi diferença no sabor, é como se você tivesse feito o caldo a parte e colocado ele concha a concha sempre mexendo o risoto como segue o método tradicional.
Beijos
Buon appetito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário