Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de março de 2014

Cabelo X Atividade física

Por Luana Bortolon


Olá Divas...
Quase toda mulher quer um corpinho sarado e luta por isso diariamente, não é? Mas e os cabelos, quem aí se lembra deles? O sal que o suor expele durante a atividade pode deixar seu cabelo opaco e quebradiço, oleoso e com aquela aparência nada agradável. 

Você pensa que só seus músculos precisam descansar para se recuperar do esforço feito durante o treino? Seu cabelo também necessita de um tempinho, uma máscara poderosa e um protetor solar específico para ficar saudável. 




Quanto mais tempo você passa fazendo atividade que a faça transpirar em bicas, mais o suor toma conta do couro cabeludo. Isso é um prato cheio para o aparecimento ou agravamento da dermatite seborreica (placas no couro cabeludo que dão coceira e descamam de maneira intensa).

Como combater o problema:
Para preveni-lo, a dermatologista paulista Bianca Gastaldi indica o uso de um xampu anticaspa duas vezes por semana. "Caso já apresente o problema, recomendo peeling no couro cabeludo e xampu anti-inflamatório", afirma. Há também tratamentos que controlam a irritação. "Os ingredientes indicados são óleo vegetal de jojoba, óleos de lavanda e hortelã-pimenta e, nos casos mais avançados, argila branca", diz Claudia Pavlich, responsável pela terapia capilar da Maison Vitalícia, no Rio de Janeiro.


Para as que gostam de se exercitar ao ar livre, como pedalar e correr, devem ter cuidado com a ação da radiação solar, pois ela desidrata e desbota a cor dos fios.

Como combater o problema:
Use bonés ou chapéus (marcas, como a SunCover e a UV.Line, confeccionam produtos com proteção UV no próprio tecido), que fazem uma barreira física contra os raios solares que atingem o couro e o cabelo. Contudo, para proteger os fios completamente, é essencial utilizar produtos com filtro solar na fórmula, que vão desde xampus a leave-ins. "Todos os tipos de cabelo necessitam dessa proteção, principalmente os tingidos, que apresentam maior tendência a ressecamento e desbotamento", comenta Bianca.




Academia e cabelo solto não combinam,  por isso, é quase certo que fique todo o treino com um rabo de cavalo, ou uma trança. Passar tanto tempo com os fios tracionados pelo elástico de cabelo pode causar quebra. "Em casos extremos, o hábito gera um quadro de alopécia por tração, que são falhas causadas no couro cabeludo em razão da força com que os fios são puxados", alerta Claudia.
Como combater o problema:
A dermatologista Valéria Marcondes diz que a regra número 1 é não prender os fios enquanto eles estiverem molhados, o que promove a quebra. Também deixe de lado presilhas e elásticos que não sejam forrados de tecido. "Uma boa dica é fazer um prendedor cortando uma tira de meia-calça, que é bem mais suave que um elástico convencional e não quebra os fios", ensina Bianca Gastaldi.



Nosso clima favorece a prática de esportes aquáticos o ano todo. Porém, o cloro da piscina e o sal e a areia do mar deixam os fios ásperos e sem brilho. "O cloro penetra na fibra do cabelo, principalmente quando ele está ressecado e com as cutículas abertas", diz a médica Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Resultado: perda do brilho, ressecamento e até a queda dos fios. Além disso, o cobre presente na água com cloro reage com a água oxigenada usada na coloração dos fios, deixando-os esverdeados.

Como combater o problema:
Antes do treino, aplique um soro hidratante no comprimento e nas pontas. Em seguida, envolva o cabelo em duas toucas, uma de silicone sobre outra de tecido. No fim do treino, enxágue bem os fios com água no vestiário. Só depois de ter removido o excesso de água da piscina ou do mar é que você deve lavar os fios. Dê preferência aos produtos para cabelos danificados.




Dicas gerais importantes para que os cabelos se mantenham saudáveis na hora da atividade física e depois:

  • Use um leave in: ele dará uma proteção a mais na hora da atividade, como se formasse uma camada protetora ao redor do fio e até prevenindo quebras.
  • Prenda-o: Soltos eles atrapalham bastante, podendo até causar acidentes caso prendam em algum aparelho na academia. Sem contar que assim eles ficam mais expostos ao suor (não só o da nuca, mas também o das costas e braços). Usar um coque ou um rabo de cavalo é a melhor solução para minimizar esse contato.
  • Lave todos os dias: O ideal é que você lave o cabelo todos os dias que praticar exercícios, principalmente no verão. Até mesmo as que tem o cabelo muito seco devem fazê-lo! Isso ajuda a evitar que o cabelo fique com a aparência oleosa e que a caspa apareça.
  • Hidrate: Hidratar os fios é sempre bom. Como o suor resseca, a hidratação ajuda a recuperar esses danos. O recomendável é fazê-la uma vez por semana.
Vamos cuidar das madeixas Divas... Beijos



http://www.anitafitness.com.br/
http://mdemulher.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário