Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Alfarroba X chocolate


Por Luana Bortolon


Olá Divas, hoje vou falar de algo que particularmente amooo! Queridinho entre muitas mulheres, o chocolate... Hum... pura tentação! 
Já sabemos que o chocolate não é um "vilão", o problema do chocolate está na quantidade de gordura saturada e açúcar, porém o cacau, seu principal constituinte, já está comprovado, pode trazer alguns benefícios à saúde. Assim, o recomendado seria consumir o chocolate com um maior teor de cacau, ao invés do chocolate ao leite.
O chocolate ao leite, quando consumido em grande quantidade, pode ocasionar aumento de colesterol total e aumento de peso, o que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Enquanto que o chocolate amargo (com mais de 50% de cacau), pode proporcionar proteção do sistema cardiovascular.




Isso acontece pois o cacau possui uma boa quantidade de substâncias antioxidantes e flavonoides. Entre esses compostos, encontramos as catequinas do cacau, que protegem contra a fração LDL, conhecido com colesterol ruim, o colesterol da oxidação que está associado à algumas doenças cardiovasculares. Já o chocolate ao leite, possui muita gordura saturada, que tem ação contrária ao chocolate amargo.

Outra importante ação do chocolate é a de melhorar a produção de serotonina, proporcionando uma sensação de bem estar e melhora do humor. E como o sabor é intenso, uma pequena quantidade satisfaz e ainda te deixa feliz :)) 

Não gosta de chocolate amargo? Que tal trocar o chocolate ao leite pela alfarroba?  Atual hit entre as chocólatras que vivem de olho na balança, tem a mesma textura do chocolate, derrete na boca e o sabor é só um pouquinho mais amargo que o original. Na verdade, trata-se de uma vagem marrom-escura adocicada que nasce na alfarrobeira, uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo. “O que chamam de chocolate de alfarroba é um doce feito a partir da polpa dessa vagem, que é então extraída, torrada e moída”, esclarece a nutricionista Carol Morais, especialista em fitoterapia e nutrição esportiva funcional.


Com alto poder antioxidante, a alfarroba é um alimento cheio de benefícios. É mais leve, por ter menos gordura. “Ela contém vitaminas do complexo B, que são responsáveis pelo metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas, e também atua no sistema nervoso central, melhorando o raciocínio”, diz Patricia Davidson Haiat nutricionista. É interessante para quem pratica exercícios, pois tem uma quantidade considerável de cálcio e magnésio, nutrientes que garantem o bom funcionamento muscular. A alfarroba também é rica em fibras, o que dá sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Glúten free, pode ser ingerida por diabéticos e por quem tem colesterol alto. Não bastassem todas essas vantagens, ganha do tradicional chocolate no quesito valor nutricional: “Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais como sacarose, glicose e frutose”, endossa a nutricionista ortomolecular Heloisa Rocha. No total, possui 25% menos calorias que o cacau – e isso pensando no fruto puro, antes de combiná-lo com leite e açúcar para chegar às versões mais gostosas e calóricas do chocolate.
Ambos, no entanto, raramente são consumidos puros na forma de pó. Tanto o chocolate quanto a alfarroba são misturados a outros ingredientes para serem transformados em barras, que caloricamente são praticamente iguais.

Apesar de tantos benefícios, a alfarroba não sacia todo e qualquer paladar. “Quem gosta de sobremesas doces se satisfaz com a alfarroba, já que geralmente tem serotonina baixa e quer algo que a acalme. Mas quem prefere o chocolate mais puro e amargo (e costuma ser viciado também em café) tem dopamina baixa e precisa de algo estimulante”, explica a nutróloga Liliane Oppermann. Nesse caso, não vai funcionar recorrer à alfarroba como substituta do chocolate, mas ao menos vale tentar alternar um e outro. Aliás, intercalar chocolate com chocolate amargo e alfarroba é um bom treino para as chocólatras vencerem o vício do chocolate ao leite e, aos poucos, consumir apenas os                                                                           30 gramas diários recomendados.



E então? Vai de chocolate meio amargo ou de alfarroba?
Eu já fiz minha escolha, amo chocolate amargo, adoro comprar aquelas barrinhas de 20g e 30g da cacau show, é chocolate na medida certa :))

 


Seja qual for a sua escolha, lembre-se que o bom senso é sempre um ótimo conselheiro. Apesar dos benefícios que estão sendo descobertos é importante ter o acompanhamento de um nutricionista. 
Beijos 




Fonte: http://vogue.globo.com/
http://www.sofisticado.com.br/
http://www.anutricionista.com/
http://mdemulher.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário