Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Whey Protein

Por Luana Bortolon

Olá divas, tudo bem?
Hoje vou falar um pouco sobre whey protein, a pedidos de nossa amiga e diva Lee, que começou a malhar este ano e há alguns dias atrás, quando conversávamos sobre whey, ela perguntou: gente o que é isso que vocês estão falando?? 
Lee esse post é especialmente para você!

Nas lojas de suplementos alimentares, eles são a grande vedete, espalhadas pelas prateleiras, enormes embalagens do suplemento proteico, surgem em uma enorme variedade de tipos, marcas e procedências, junto de uma compreensível dúvida do comprador, qual deles é o ideal para cada pessoas?
Whey protein é hoje o suplemento alimentar mais famoso do mundo, tomado por atletas de todos os níveis, desde malhadores  até fisioculturistas, e também o que mais traz resultados.





Whey Protein é o nome comercial da proteína derivada do soro do leite extraído durante o processo de fabricação do queijo. Esse soro do leite é processado para que sejam separadas as proteínas que formam o whey protein. Elas são de peso molecular leve, por isso de rápida absorção, por necessitar de menos tempo e gasto energético do sistema digestório para quebrar as moléculas em partes menores facilitando a absorção. Além disso, possui altas quantidades de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não produz, mas que necessita para formar estruturas importantes no ganho de massa muscular, as chamadas miofibrilas das células musculares.
Segundo pesquisa científica, whey protein atua não somente no ganho de massa muscular, mas também, ajuda a melhorar a imunidade, isso ocorre porque o whey melhora a disponibilidade de proteínas no organismo, elemento necessário para criar as células que compõe o sistema imune.

Efeitos e benefícios:

  • permite construção da massa muscular mais rápida do que outros suplementos;
  • possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico;
  • reduz os sintomas de overtrainig;
  • rápida absorção - fator de fundamental importância para hipertrofia muscular, pois logo após o treino abrimos o que é chamada de "janela de oportunidades" onde o músculo está mais receptivo aos nutrientes, proporcionando alto grau de absorção de proteínas, aminoácidos;
  • rica em aminoácidos essenciais;
  • proteínas concentradas, livres de gorduras e com pouco carboidratos
  • possui alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo.
Tipos de whey protein: cada pessoa deve buscar um tipo de whey adequado aos seus objetivos e necessidade nutricionais
  1. Whey protein concentrado é o mais comum e mais barato. É extraída do soro de leite através de uma filtração mais leve. Possui uma concentração de proteínas que varia de 70% a 80% e tem pouca lactose de 4% a 8%. A absorção é mais lenta quando comparado a outros tipos, porque ele tem outros componentes, que atrasam sua digestão, possui carboidrato e gordura.

  1. Whey protein isolado tem mais qualidade devido seu processo de extração por troca iônica, apresenta até 95% de concentrado de proteínas, tem pouca ou nenhuma gordura e carboidratos, ideal para quem quer emagrecer. Absorção superior ao concentrado, por isso, ele é mais caro. 


  1. Whey protein hidrolisado é extraída através de um processo chamado hidrólise enzimática, por isso ele tem mais proteínas, concentração até 92%. Sua a absorção é o melhor de todos os whey, isso porque o processo de extração deixa a proteína em cadeias menores ainda (suas moléculas de proteínas já vêm "quebradas"). É um pouco mais caro que os outros.

Como tomar whey protein? 
O ideal é procurar um nutricionista. Para saber qual whey e também a quantidade ideal a ser consumida. A dose diária vem descrita na embalagem do produto, mas não serve para todo mundo. A dose depende dos seus objetivos e do seu organismo.
Se o seu objetivo é o ganho de massa magra é sugerido 2g a 3g por quilo de peso diariamente, ou seja, se você pesa 50kg deve ingerir de 100g a 150g de proteínas por dia, se o seu objetivo é melhorar o desempenho em esportes, a dose recomendada é de 1,5g a 2g por quilo de peso diariamente.
Se você não sabe o quanto de proteína ingere no seu dia-a-dia, procure se basear no que está na embalagem do produto, que é uma ou duas doses diárias (30g a 60g) de whey protein.
Mas lembre-se o whey é um complemento,  não podendo ser a única fonte de proteína da dieta. Portanto, o ideal é você calcular o quanto de proteína ingere na sua dieta e se for necessário complementar com whey protein.

O melhor horário para tomar o whey é imediatamente após o treino, pois é nesse momento que as células musculares começam a reparação celular e de multiplicação das miofibrilas que é importante no ganho de massa muscular. Outra dica interessante é se alimentar 1 hora após tomar whey, para aumentar a disponibilidade de nutrientes necessários as células musculares, sem prejudicar a absorção do whey. 

Não há relatos de nenhum efeito colateral que whey protein possa oferecer, mesmo assim é bom ficar atento aos componentes do produto que você escolheu, caso você tenha alergia ou intolerância a lactose, glúten ou fenilalanina. Quem têm intolerância a lactose pode ter o indesejado efeito de ficar com a barriga estufada quando consumir o produto, em alguns casos, o hidrolisado minimiza o efeito. Mas quem tem muita intolerância pode usar o carnivor -proteína isolada da carne, livre de lactose e gordura.


 Para quem tem intolerância severa e ou é vegetariano, uma boa opção é recorrer ao whey de origem vegetal, como os de arroz, de soja e até um novo produto que combina a proteína das ervilha com o crawberry. A concentração de proteína é menor, porém uma alternativa mais adequada para evitar o efeito alergênico. 
Outros fatores a observar no rótulo na hora da compra é a concentração de sódio e de corantes, quanto menos, melhor.


E claro, você deve estar se perguntando se whey engorda, rs. Se for ingerido de maneira adequada e na dose certa, junto com a pratica de exercícios físicos não engorda, pelo contrário, ele é um bom inibidor de apetite e controla a glicemia, ou seja, ele é ótimo para quem quer emagrecer, ganhar massa magra e queimar gordura.

Outra dica importante, é saber que não é só após a musculação que o suplemento é bem vindo, quem faz pilates ou treino funcional também pode  se beneficiar com whey protein.
E só para finalizar as receitas de bolo, panquecas e e cookies com whey, vão diminuir a velocidade de absorção da proteína, isso acontece quando você adiciona outros ingredientes da receita junto a proteína. Portanto, se você não quer desperdiçar umas das principais vantagens do produto, após o treino consuma o whey protein dissolvido em água. Mas que fique bem claro, que as receitas não estão erradas, elas podem ser elaboradas e consumidas. Você pode fazer por exemplo uma panqueca para o café da manhã e após o treino tomar o whey com água...fica a dica!

Espero que tenham gostado das dicas...se tiverem dúvidas...deixem recados nos comentários e até breve...
Beijos 


www.vidaesaude.blog.br
www.vogue.globo.com
www.treinomestre.com.br
Fotos: www.google.com.br


4 comentários:

  1. Realmente o whey é nosso aliado.. no meu caso pela praticidade, utilizo não só no pós treino como também em alguns lanches intermediários qdo estou com pressa!

    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Renata, temos 2 receitas no blog de whey protein com frutas, aveia, canela, chia...deliciosa para um lanche intermediário...confira vc vai gostar! Beijos

      Excluir
  2. Olá,

    Eu vim aqui procurando informações sobre o meu blog de ​​whey protein, e eu realmente gostei do seu blog e seus artigos.

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luisa, continue nos acompanhando...Vc tem um blog? Qual é? Beijos

      Excluir