Por Luana Bortolon
Oi divas, tudo bem?
Você alguma vez já acordou com dor na coluna ou outro desconforto que não existia antes de dormir? Será que o seu travesseiro estava posicionado de forma correta? E o seu colchão está adequado?
Sabemos que o sono revigora, rejuvenesce e ajuda a manter o bom humor. Dormir ajuda na manutenção da saúde do corpo e da mente, ele é importante para o desenvolvimento normal do cérebro e para os processos de memória e aprendizagem.
Durante a noite, acontece a regeneração celular e a liberação do hormônio do crescimento (GH), principalmente nas fases mais profundas do sono. Acontece o reequilíbrio do organismo e a produção de serotonina (hormônio responsável pela sensação de prazer), impede a acumulação do cortisol, o que melhora o humor e dá disposição.
Se dormir corretamente influencia na qualidade de vida, quem não dorme bem perde todos esses benefícios. Estudos comprovam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.
Se o travesseiro e o colchão não estão de acordo com o perfil da pessoa, o dia seguinte será de muitas dores na coluna, no pescoço e até na cabeça. A temperatura do ambiente também influencia para um sono renovador e de qualidade. Quando dormimos perdemos o controle da musculatura da cabeça, porque os músculos relaxam, portanto, o ideal é dormir com um travesseiro que complete exatamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão, ou seja, o travesseiro precisa se adaptar ao corpo, mantendo-se a 90 graus, o que facilitará a circulação sanguínea e permitirá o envio de estímulos elétricos do cérebro aos órgãos do corpo.
A postura durante o sono é tão importante quanto o tipo do colchão e travesseiro, com o passar do tempo, a espuma ortopédica do colchão perde a qualidade e o colchão se deforma, havendo a necessidade de troca. O mesmo acontece com o travesseiro. O uso inadequado do travesseiro pode desencadear contratura muscular na região cervical, o chamado torcicolo, que cursa com dor intensa e rigidez no pescoço.
Dormir de forma inadequada interfere no rendimento das atividade diárias e agrava processos como contraturas, osteoporose e má circulação.
Como dormir melhor?
- Não leve os problemas para a cama;
- Tome um banho quente antes de deitar para relaxar;
- É recomendável deixar o ambiente bem escuro, a claridade interfere na produção de melatonina, hormônio que avisa o cérebro que já é hora de dormir;
- Coma pouco, quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão;
- Alimente-se de alface, maça, pepino, ervas como camomila e cidreira. Alimentos que possuem triptofano como a banana ajudam a ter noites bem dormidas, porque participam da formação da melatonina (hormônio responsável pelo sono);
- Coloque seu travesseiro sob sua cabeça, não sob seus ombros;
- Evite travesseiros com muito enchimento, eles não deixam sua cabeça descansar em uma posição neutra;
- Durma em decúbito lateral (de lado), com seus joelhos levemente dobrados e com um travesseiro entre seus joelhos. Essa é a melhor maneira de manter uma postura corporal adequada enquanto permanecer deitado. Evite torcer suas pernas em direção ao tórax.
- Se você tem que dormir em decúbito dorsal (de costas), coloque um travesseiro sob seus joelhos para dar um apoio à curvatura normal da coluna lombar (parte inferior das costas);
- Evite dormir em decúbito ventral (barriga para baixo), já que isso pode agravar as dores nas costas e no pescoço;
- Muitos fabricantes de colchões promovem os de superfície extra-firme, mas pode ser que um colchão seja firme demais. Do mesmo modo, alguns colchões podem ser macios demais, especialmente os que possuem uma cobertura extra-macia de penas. Nenhuma das duas situações permite o repouso dos seus músculos, já que eles precisam trabalhar durante a noite toda para encontrar uma posição confortável e para manter a postura correta.
Dormir de conchinha é tudo de bom para a nossa postura e ainda faz bem ao coração, recomendo! Siga as recomendações dos travesseiros e encaixe o gato do outro lado. Mas se você estiver sem o gato, calma! Use os travesseiros enquanto ele não vem...e durma com os anjos!!
Bons sonhos e até a próxima!
Beijos
http://www.herniadedisco.com.br/
Revista Mundo Verde
www.google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário