Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Arrumando a mala...

Por Luana Bortolon

Olá amigas, tudo bem? Já estamos em dezembro e a maioria  contando os dias para a tão esperada férias ou recesso de final de ano...para repor as energias!
Nessa época de correria, você tem que se dividir entre o trabalho, a malhação, comprar os presentes de natal e amigo secreto, as confraternizações, além é claro dispor tempo para as crianças que já estão de férias (Férias da criançada), e não se esqueça do marido! Jamais!
Depois de tudo isso você provavelmente vai deixar a mala para arrumar na última hora... o que é totalmente compreensível! Não acham??

E ai quando começamos a separar as roupas para arrumar a temida mala, ou esquecemos alguma coisa, ou exageramos em outras, não é mesmo? Quem nunca fez isso?? Rs
Pensando nisso e em como arrumo minha mala, vou dar dicas para organizar sua bagagem...




Escolha a mala mais leve, sempre, as tradicionais são as melhores para viagens de longa duração, porque as roupas ficam bem guardadas e amassam menos, aliás, procure levar roupas que amassem menos. Mochilas ou sacolas são praticas para viagens curtas e para quem vai viajar de carro.
Procure separar peças que combinem entre si e evite roupas que chamem muita atenção. Roupas com muitos detalhes diminuem a variedade de combinações. Lembre-se que duas peças básicas (como um jeans e um shorts branco ou preto, podem combinar com várias blusas de cores variadas), pense quantos dias será a viagem e calcule uma peça para cada dia em média (peça superior - blusa), duas peças a mais evitam imprevistos. E a metade da parte de baixo - calça, shorts e saia, afinal, você pode usar mais de uma vez. Por exemplo se você vai ficar 1 semana na praia, leve 1 calça jeans, 2 shorts, 2 saias e 2 vestidos e 1 blusa para cada dia, mais 2 para o imprevisto, 1 jaqueta ou casaco leve, 2 ou 3 biquínis, e as respectivas saídas de praia, e se você corre ou caminha não esqueça o tênis, tops, regatas e uns 2 shorts. Se preferir, caminhe na praia de biquíni e aproveite para pegar uma corzinha...
Agora se o seu destino é para o frio, leve calças, blusas de algodão e de lã, meias de lã, pelo menos uma calça e uma blusa térmica para vestir em baixo da roupa, 1 ou 2 casacos, luvas, gorro e cachecol. Quando viajo para lugares frio sempre levo na mão o casaco mais pesado, para vestir no caminho, e vou usando a bota mais pesada também, levando o outro casaco e bota ou boot impermeável na mala, dessa forma economizamos peso.

Ao organizar a mala, leve como regra que é preciso colocar por último na mala as peças que amassam mais. Tente dobrar a peça de forma que ela fique o mais esticado possível, de preferencia, no sentido do comprimento. Em camisas, faça a dobra na parte de baixo, assim a dobra fica dentro da calça. 





Comece a arrumação colocando os sapatos no fundo, dentro dos saquinhos de tnt, se quiser poupar espaço, coloque as meias dentro dos calçados (outra opção para os sapatos é deixa-los em um canto da mala, mas eu prefiro em baixo e do lado da rodinha - já que são mais pesados). Complete as frestas que sobrarem com cintos, e outros itens que podem ser enrolados (regatas e blusas de malha que não amassam). Logo acima coloque os jeans, shorts, saias, vestido e camisas por último. A mala tem que ficar sempre o mais reta possível, à medida que você coloca as roupas. As lingeries prefiro colocar no bolsão que geralmente fica na tampa da mala, se sua mala não tiver o bolsão, coloque tudo dentro de um saquinho de tecido, para facilitar na hora de pega-las.







Para arrumar a necessaire, esqueça os potes grandes de xampus, condicionadores e hidratantes, e leve uma pequena quantidade em frascos menores, assim você leva apenas o suficiente, e evita de levar muito peso, já que o kit básico de sobrevivência feminina é composto por muitos itens.

Se você tem medo que alguém leve sua mala por engano no aeroporto, a dica é personalizar sua mala, se você tem uma mala colorida já vai estar em vantagem, porque a maioria das malas são pretas, mas se a sua mala é preta, use fitas coloridas, adesivos, chaveiros para diferencia-la.

                              

     


As malas de mão são importantes nas viagens aéreas, reserve uma muda de roupas, caso haja problema com extravio ou atraso do voo. Só não esqueça que as companhias aéreas tem um peso máximo para essas bagagens. Consulte no site da companhia o peso permitido para suas bagagens.


Antes de fechar a mala, diga em voz alta tudo o que você guardou na mala, isso ajuda a lembrar de algo que talvez você tenha esquecido, gente é sério, sempre faço isso, e não me recordo de ter esquecido algo... Para evitar de levar muita roupa na viagem, visualize os looks na sua cabeça e se pergunte se você vai usar todas as peças no tempo que estará viajando, isso evita que leve o seu guarda-roupa inteiro.

Truque para desamassar um pouco a roupa: Pendure a peça em um cabide, e ao tomar banho quente, deixe o cabide dentro do banheiro com a porta fechada, o vapor tende a desamassar um pouco. Outra dica legal que vi na tv no canal gnt é misturar num frasco pequeno, 2 partes de água e 1 parte de álcool, e borrifar na roupa e passar a mão para desamassar, mas isso só funciona para tecidos naturais, como algodão.

Outra dica são aqueles sacos de plásticos a vácuo (vac bag), você guarda as peças de maior volume e fecha a vácuo, têm um muito prático que nem precisa do aspirador, e custa baratinho, vale a pena comprar. 



Divas espero que gostem das dicas...agora pegue sua mala e mãos a obra.
Boa viagem!! E até a próxima...
Beijos


www.gnt.com.br
www.personalassitant.com.br
Fotos: www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário