Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Tabata Training

Por Luana Bortolon


Olá amigas que querem ficar ainda mais divas...
Hoje vou falar um pouco sobre um treino que estou fazendo na acadêmia, meu personal (Nelson Gimenes de Souza) troca o meu treino a cada 15 dias, e semana passada comecei a treinar usando o tabata, você sabe o que é  isso? Se a resposta for não, continue lendo que vai descobrir agora...



Em meados da década de 1990, o professor Japonês Dr. Izumi Tabata, realizou um estudo onde um grupo de pessoas apresentaram um "estado estacionário" cardio por 60 minutos, ou seja, tempo suficiente para aumentar o metabolismo e consequentemente queimar gordura.
O outro grupo, só pedalou em uma bicicleta por quatro minutos. Mas não eram quatro minutos pedalando devagar, e sim, 20 segundos pedalando o mais rápido e intenso possível, 10 segundos descansando, sendo realizado em 8 séries neste mesmo padrão, totalizando 4 minutos.



Adivinhem o resultado?? O grupo que treinou os 4 minutos teve uma melhora do condicionamento geral e perda de gordura, quando comparado ao outro grupo.
Este foi o início da evolução do treinamento de alta intensidade e intervalado. O conceito é muito simples, porém a execução é difícil e deve ser executada corretamente e com orientação de um educador físico.
O treino pode ser feito em qualquer movimento (agachamento, abdominal, flexão, barra), trabalhando todos os músculos (essa semana fiz quadríceps, isquiotibiais, glúteos, adutores e abdutores) e também pode ser feito na corrida (exemplo: corri na esteira na velocidade 12 por 20 segundos e descansei os 10 segundos, 8 vezes consecutivas, totalizando os 4 minutos, depois corri na velocidade 8.4 por 26 minutos, para completar 30 minutos de aeróbico), você também pode pedalar, pular corda...
Ou ainda fazer os 4 minutos de tabata correndo na esteira entre as séries do treino...adorooo! Fazer o aeróbico nos intervalos do treino de força é que mais aumenta o meu metabolismo e consequentemente a queima calórica.

Você pode baixar o aplicativo no seu celular, é grátis...




Agora você não tem mais desculpa, tente treinar 20 minutos por dia em alta intensidade e você sentirá a diferença no seu corpo, além de melhorar o  seu condicionamento,  vai queimar gordura (e continuar queimando calorias por horas) e não terá que sacrificar muito tempo do seu dia.
Espero que tenham gostado da dica...eu estou amando o conceito Tabata!
Beijos e até a próxima

Fonte: www.kilorias.band.uol.com.br
Greatist.com
Fotos: Google

2 comentários:

  1. Adorei a matéria meninas! Completa!
    Qdo pensei em fazer esse protocolo, pensei "legal, vai ser rápido e fácil"! Me enganei, a frequência cardíaca vai no topo e sem preparo é difícil manter a postura correta do exercício escolhido, acho que tem que saber escolher um que seja "menos" pesado ..Mas vale a pena e suaaaa muito!! kkk

    Renata Clares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata! Que bom que gostou! Realmente a frequência cardíaca sobe, e você precisa ter preparo para manter o ritmo, mas faça isso mesmo, comece com exercícios de simples execução e menos pesado, para melhorar o seu condicionamento, depois você vais aos poucos aumentando o grau de dificuldade! Vale muito a pena! O que não pode é desistir! :)) beijos

      Excluir