Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Projeto barriga chapada - parte 4

Por Luana Bortolon


Olá amigas divasss... Já falamos sobre os alimentos e sobre os exercícios que nos auxiliam a manter a saúde e a boa forma e, claro, a busca incansável pela barriguinha sarada!
Hoje vamos praticar abdominais! É isso ai, foca no abdômen... e vamos começar agora...rs porque deixar para amanha, o que você pode fazer hoje?!

Abdominais isométricos foram considerados mais eficientes para chapar a barriga do que os tradicionais. Existe uma resistência cultural de trocar os abdominais tradicionais para os isométricos, mas há vários estudos que afirmam que ele deixa a musculatura do core (músculos abdominais e da lombar) mais firme. Além disso os abdominais isométricos não oferecem nenhum risco de lesão e podem até aliviar dores lombares.
Sendo assim, vamos praticar os tradicionais e também os abdominais isométricos...

                Deitada com o corpo alinhado, inspira (puxa o ar) pelo nariz, contrai o abdômen e o assoalho pélvico e faz flexão de tronco e pernas formando o V,  realizar o movimento expirando (soltando o ar) pela boca.

Teaser
 Se você sentir dor lombar ao realizar o teaser, faça o exercício adaptado, com flexão de joelhos.
               
Abdominal inferior: Deitada com as pernas elevadas em 90 graus, inspira pelo nariz, contrai o abdômen e assoalho pélvico e desce as pernas até 45 graus de quadril, realizar o movimento expirando pela boca.
45 graus de quadril.
Evolução: Abdominal inferior com elevação da cervical ao mesmo tempo.
Deitada de costas, inspira parada, contrai o abdômen e assoalho pélvico e tire o quadril do chão, levando as pernas para o alto, contraindo os glúteos. 
Ao descer volte (durante a expiração) vértebra por vértebra no chão, mantendo a contração do abdômen, assoalho pélvico e glúteos.
Criss cross: Inspira para preparar, contrai o abdômen e o assoalho pélvico, faz a flexão do tronco levando o cotovelo esquerdo em direção ao  joelho direito, expirando pela boca.
 Criss Cross: em seguida troca o lado.
Prancha: contração isométrica de abdômen, respire normal e mantenha o abdômen contraído durante 30 segundos. 


Depois de praticar a prancha, para evoluir comece levantando uma perna do chão, mantendo o quadril na mesma altura dos ombros, enquanto você expira levante a perna direita, volte até o chão, inspire novamente parada, e expire levantando a perna esquerda, faça 10 repetições em cada perna, sempre mantendo a contração do abdômen e dos glúteos.

Evolução: prancha com elevação de perna e braço oposto, mantenha a contração do abdômen e o alinhamento do quadril com os ombros, inspira parada e realiza o movimento durante a expiração.

Deitada de costas, com a bola em baixo das pernas, inspira, contrai o abdômen, assoalho pélvico e glúteos,  tire o quadril do chão, expirando e segurando a bola  com as pernas (aperte a bola para não solta-la).
Inspira nessa posição e volte durante a expiração, descendo vértebra por vértebra até o chão, mantendo a contração do abdômen, assoalho pélvico e glúteos.
Prancha: abdominal isométrico, use a bola para apoiar os cotovelos e causar instabilidade, use uma base firma para apoiar os pés, pode ser um móvel, mantenha o quadril na altura dos ombros e o abdômen contraído durante 30 segundos.
Corpo reto sobre a bola, mãos no chão, posicione a bola entre os joelhos e os pés, inspire parada, e faça flexão de joelhos (mantendo o quadril) durante a expiração, contraindo o abdômen e o assoalho pélvico.
Os joelhos flexionam até formar um angulo de 90 graus com o quadril, inspira parada e expira voltando,  levando a bola lentamente.
Flexão de joelhos trazendo a bola para a direita, em seguida volta e leva para esquerda, mantendo a contração do abdômen e assoalho pélvico.

Pico: levar os glúteos em direção ao teto, durante a expiração, mantendo a contração do abdômen, e as mãos firmes no chão.
Deitada de costas, com a bola entre os pés e as mãos atrás da cabeça, inspira 
Expira fazendo o abdominal e levando a bola em direção ao teto (extensão de joelhos).
Inspira parada e expira levando o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo, mantenha a bola no alto, entre os pés
Em seguida faça para o outro lado, expire na subida do tronco e inspire na volta.
                                                                      
Lembrando que você deve manter a organização do quadril com os ombros, priorizando o alinhamento da coluna, a contração do abdômen, do assoalho pélvico e glúteos.
Faça 10 repetições de cada exercício e respire coordenadamente com o movimento (inspirar para preparar e expirar movimentando).
Esqueci de bater foto da prancha lateral :(( 
Deite de lado, no colchonete, certifique-se de que seu corpo esta alinhado, apoie o cotovelo e o antebraço no chão, e firme o pé (use um apoio se tiver dificuldade em manter o pé firme no chão) eleve o seu corpo do chão, mantendo apenas o pé e o antebraço apoiado, permaneça assim durante 30 segundos e depois troque de lado, claro, mantendo a contração do abdômen, glúteos e assoalho pélvico.

Divas por hoje é só! Espero que gostem dos exercícios que selecionei para o nosso projeto barriga chapada! 
Qualquer dúvida, perguntem nos comentários!
Beijos e até a próxima...


www.boaforma.uol.com.br

2 comentários: