Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Decorando a mesa com graça


Por Lidiane Massuda

Amigas divas...
Se é uma coisa que eu adoro fazer e faço questão de ter em minha casa é uma mesa bem arrumada.
Seja no dia-a-dia, no almoço ou no jantar, seja em uma ocasião mais formal.
Acho legal num dia qualquer você transformar um simples almoço em um especial, dessa forma você acaba quebrando a rotina da família, afinal tem hora mais gostosa do que estar com ela? Nossa família mais que ninguém merece toda a nossa atenção e capricho. Seja em um jantarzinho com amigos, um almoço com o maridão e os filhotes, ou seja, em uma festa, precisamos de algumas ideias de como arrumar a mesa de forma atraente, apetitosa e charmosa para esses momentos, e para isso não é preciso ter imensos faqueiros, várias louças, taça de cristal dos mais variados tipos, etc...
Basta ter um pouquinho de criatividade e bom gosto usando o que você tem em casa mesmo. Veja essa mesa que arrumei no dia do batizado do meu pequeno...

                              



Abaixo algumas dicas e ideias que separei para ajudar você nessa hora...
Vou começar mostrando a arrumação de uma mesa formal, onde temos algumas regras a seguir...





Toda vez que vejo esse desenho, da forma como colocar pratos e talheres na mesa, lembro sempre do meu marido...
sempre que chegavamos a uma festa formal, onde as louças e talheres estavam colocadas dessa forma, ele sempre perguntava: o que faço agora? Por onde começo? E uma dica que sempre dizia e que aprendi lendo livros sobre regras de etiqueta era: comece de fora para dentro. Acho que aprendeu, pois hoje ele não faz mais esse tipo de pergunta... rsrsrsrsrsrs. 





Mas regras podem ser quebradas, principalmente quando fazemos uma reuniãozinha informal com amigos próximos, onde o mais importante é estar descansada e curtindo esse momento descontraído. Mas vamos falar a verdade, né? Quem tem facilidade e gosta de arrumar, isso não é trabalho nenhum, é até um prazer transformar uma simples arrumação de mesa numa proposta diferente com um pouquinho de charme.
 Vejam por exemplo essa maneira simples de colocar as louças, talheres e guardanapo...












Escolha algumas velas, encha uma taça ou um pote de água e embeleze a mesa com simplicidade; dobre o guardanapo de uma forma diferente, sirva a comida de forma inusitada e assim por diante.



                         




Coloque um porta-guardanapo bonito – que pode até ser uma fitinha colorida amarrada com um laço em volta do guardanapo de pano ou papel (isso mesmo, papel... já fiz arrumações lindas com eles, veja o de anjo abaixo), use materiais inusitados como temperos, retalhos de pano e até aquela simples caixinha de fósforo pode se tornar um belo e fácil porta-guardanapo...






 

 A toalha pode ser o centro das atenções, toda estampada e bonita, ou pode ser neutra e servir como pano de fundo para os outros itens coloridos.  




                     



Ao escolher a cor da toalha de mesa, tenha em consideração a temática do seu convívio ou a ocasião que se vai celebrar. O branco é um clássico que permitirá brincar com outros apontamentos de cor, enquanto uma toalha estampada de verde, por exemplo, pode ser perfeita para um almoço de Verão entre amigos. Se vai utilizar louça com motivos, escolha uma toalha lisa e vice-versa.  






Certifique-se que a toalha é adequada às dimensões da sua mesa, com 25 a 30 cm de tecido para cada lado. Uma toalha curta, que ainda por cima revela o seu resguardo de mesa, pode estragar a mais espetacular das decorações! E uma toalha muito cumprida pode entalar pés e levar tudo ao chão num instante! Já imaginou o Bafoooo???


                                                       


Se quiser mesmo inovar, esqueça a toalha e decore a mesa apenas com individuais ou então com um “runner” ou “corre-mesa” que, atravessado de um lado ao outro, dá para duas pessoas. 




 

 Um serviço de louça branco é atemporal, por outro lado, um serviço estampado ou com padrões engraçados pode ser o diferencial de toda a decoração, mas misture com cautela e encontre o equilíbrio perfeito!





  




Aproveite ainda as peças que você tem em casa, como louças, cachepôs, garrafas, vidros, etc, para servirem de suporte para as flores ou para encher de fruta e fazer um belo centro de mesa.













Ilumine a sua mesa com velas, cuidando para não colocar velas aromatizadas que interferem no cheiro dos alimentos.





Uma ideia é recorrer a pequenos potes individuais com velas tealight – em vidro ou barro, por exemplo.
Vista as suas velas mais simples, colocando-as dentro de copos ou jarras bonitas ou envolvendo-as com restos de tecido ou de papel de parede.





As flores... ahh, as flores!!! Elas trazem vida a tudo e são rainhas em qualquer mesa que se quer bem decorada! Independentemente do arranjo, o ideal é que combine com o restante do ambiente criado e tenha o cuidado de não escolher flores com fragrâncias muito fortes, irão interferir com os aromas do vinho e da comida.

                                                                     




Não tem espaço na mesa para colocar um arranjo floral? Coloque uma rosa, uma gérbera ou mesmo uma flor simples que você tem no jardim no lugar de cada convidado – o efeito é igualmente belo!




As ideias para arrumar a mesa são infinitas... você pode e deve usar sua imaginação começando pelo centro de mesa que pode ser um tradicional arranjo floral, uma simples planta ou um jogo de velas como foi mencionado acima.
Mas também pode ser muito mais… 
Porque não um centro de mesa comestível?
Vai juntar os amigos num jantar pós-férias? Porque não uma taça de vidro com areia e conchas? Se for um almoço natalício, basta juntar algumas bolas decorativas num cesto e na Páscoa substitua as bolas por ovos pintados por si! Ainda não está inspirada? Vá ao seu quintal, escolha algumas pedras, ramos ou folhas de árvores (se for Outono melhor!) e dê asas a sua imaginação...







Ahhh!!! E uma dica para deixar os seus convidados com filhos mais tranquilos:

Prepare uma mesa especialmente pensada para as crianças. E para que não se preocupe com louça ou copos partidos compre um conjunto de peças descartáveis (pratos, copos, talheres, marcadores, guardanapos…)

 “confeccione” a toalha de mesa com folhas de papel grandes e coloque um cesto com lápis de cera e autocolantes no centro para as crianças decorarem a mesa enquanto comem ou para se entreterem no fim da refeição, para o sossego dos papais...

Espero que tenham gostado amigas Divas! Até breve...






Fotos: google e acervo pessoal



Um comentário:

  1. amei suas ideias; realmente a mesa fica linda com pouco, basta ter bom gosto e isso percebi que você tem.

    ResponderExcluir