Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O uso das guirlandas no Natal


Por Lidiane Massuda



Amigas Divas… o Natal está chegando e já comecei a decorar a casa para as festas de fim de ano. Em meio a todos os preparativos, achei minha guirlanda de Natal e fiquei curiosa a respeito de um símbolo clássico dessa época e fui buscar saber um pouquinho mais sobre ela e decidi compartilhar com vocês o que aprendi nas minhas buscas e o melhor: achei ideias lindas que vão fazer vocês entrarem no clima de festividade do natal começando exatamente pela porta de entrada da sua casa.
Que tal?




Tudo começou no Hemisfério Norte, com a superstição de que heras, pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno, além de afugentarem a má sorte. Há quem diga que os ramos verdes trazem felicidade e o formato circular representa esperança, lembrando que a vida é um ciclo de nascimento e morte.



Para os católicos, entretanto, a guirlanda também faz parte da celebração do Advento, período que compreende os quatro domingos anteriores ao da chegada de Cristo e funciona como uma preparação da alma para essa época do ano.
Em Roma, como símbolo de prosperidade e saúde, eram expostas em frente às portas. Também se tem registros de seu uso em outras culturas da antiguidade entre eles o Egito e a Grécia.


Atualmente, a coroa é utilizada para decorar a festa natalina e possui significado de boa ventura como paz, proteção, sorte, etc...
Além das guirlandas possuírem alto valor simbólico, devido aos seus empregos durante a história, elas ainda possuem valor estético, funcionando como um belíssimo adorno na decoração natalina, que pode ainda ser originalíssimo se for feita com objetos e adornos que remetam à família onde ela foi empregada.


Se você ainda não tem sua guirlanda, comece separando uma base circular de papelão, mdf, isopor, etc, e mão na massa...
as ideias são muitas!!!

    
 Olha que fácil essas guirlandas feitas com aquelas forminhas de papel para docinhos...

Sabe aquelas bolas que vão ficando velhas ou quebradas de um lado? Junte todas e faça uma guirlanda.

              

 

A variedade de materiais que você pode usar para fazer sua guirlanda é muito diversificada, pode ser desde o simples papel e jornal, como essas a seguir, como copinhos recicláveis, nozes, cds, bexigas, pipocas, balas, etc.

   

  

Quem faz scrapbooks sabe o quanto sobram aquelas beiradinhas de papel colorido quando destacamos do bloco...
achei bárbara essa ideia feita com elas!

   

 Feitas com materiais comestíveis...

 

Essas sem dúvidas as crianças vão amar!!!



 


Divas... ameeeeiii essa de bombons sonho de valsa... quem me conhece sabe o quanto sou chocólatra e adoraria ter uma dessa, mas pensando bem, melhor não ter... rsrsrsrsrsrs

                  

 

Com fitas e materiais recicláveis, olhem essa guirlanda feita com prendedores de roupas...

 

            Para os amantes do vinho, feita com rolhas
                                                    que sobram no final da festa...

 

  

Com cds, gravatas velhas, canudinhos e até bexigas, muito criativas, não é?

    


As rústicas...

E por fim, para as Divas artesãs, que como eu, sempre tem muitas sobras de materiais para artesanato, como feltros, lãs, linhas, botões, fuxicos, etc.


   

  

 

  

Bom... com essas ideias e com alguns materiais que você tem em casa, ainda dá tempo de colocar seu lado criativo para funcionar e deixar seu Natal mais encantador, basta você querer!!! Beijinhos Divas...
  

Fonte: Google e arquivo pessoal


2 comentários:

  1. Boa tarde, tudo bem?

    Sou da agencia Triw Publicidade, terceirizados pela Editora Casa Dois, estamos agendando nosso próximo editorial de Fuxico Passo a passo.Gostaria de divulgar suas lindas peças em nossa revista?

    Pela sua participação estaremos disponibilizando 1/4 de pagina para veiculação gratuita de seu anuncio.

    Fico no aguardo, qualquer duvida estou a disposição!
    Beijo Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vivi... teria um e-mail que possa me enviar para entrarmos em contato com vc e conversarmos melhor a respeito disso??? Aguardo seu retorno. Beijos Lidiane

      Excluir