Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Protetor solar facil

Por Luana Bortolon


Olá Divas! Acredito que todas vocês não saem de casa sem passar protetor solar facial, certo?? Eu uso diariamente, chova ou faça sol. Mesmo porque com esse sol forte de verão, impossível não usar, e vale lembrar que mesmo nos dias de chuva devemos usar protetor solar facial, segundo os dermatologistas até as lampadas fluorescentes podem causar manchas na pele, para nossa tristeza! Então se você quer manter a pele bonita e saudável, prevenir manchas e o envelhecimento precoce, use filtro solar :))






 



A Food and Drug Administration (FDA, do ingles, Adimistração de Alimentos e Drogas) iniciou, em 2011, um processo de regulamentação dos filtros solares, exigindo veracidade nas informações de marketing, incluindo informações na embalagem quando o produto for resistente à água, além de testes de validação de proteção UVA/UVB. A EWG (Environmental Working Group, do ingles, grupo de trabalho ambiental), entretanto, não acha que as exigências foram suficientes para criar um alto padrão de qualidade dos filtros solares no mercado, muitos ainda não são eficientes no combate aos raios nocivos à pele.

No mercado brasileiro, o FPS dos protetores solares varia de 8 a 50. Os produtos com fatores mais altos funcionam como bloqueadores. E essa é a questão, nenhum "bloqueador", protege 100%.
Os filtros solares são produtos com capacidade para absorver ou refletir os raios solares. O fator de proteção solar (FPS) indica a quantidade de tempo que se pode permanecer protegido dos raios solares. Assim, por exemplo, se a pele sem qualquer proteção começa a queimar em 10 minutos de exposição ao sol, com um FPS 10, vai demorar 100 minutos (10 vezes mais tempo).
Acima do FPS 30 (que protege a pele de até 97% dos raios UVB) o aumento da proteção é muito pequeno.
E se você pensa que o fator 100 significa duas vezes mais proteção que o 50. Na verdade, quando aplicado propriamente, o protetor de FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protege 99%. Além disso, existe uma tendência das pessoas que usam fatores altos de proteção, ficarem mais tempos expostos ao sol, já que possuem a falsa ilusão de estarem protegidos, e as pessoas que utilizam fator 30 ou 50 ficam mais atentas em aplicar mais de uma vez o protetor e/ou passar menos tempo tomando sol. Devido à maior concentração de produtos químicos para criar um FPS alto, esses protetores acabam apresentando maiores riscos à saúde, pois esses produtos são absorvidos pela pele. Será que vale a pena pagar caro por um protetor solar que não te oferecerá muito mais proteção e além de tudo apresenta riscos a sua saúde?
Mas não dependa também apenas do filtro solar. De nada adianta passar protetor e ficar exposto ao sol nos períodos de intensos raios ultravioletas. Concordam?

Já usei várias marcas de protetores solares, com e sem cor de base, atualmente estou usando o da Vichy toque seco, FPS 50 com cor, e realmente tem um toque seco e também é antibrilho, indicado para quem tem pele mista e oleosa, na embalagem possui a descrição de alta proteção solar UVB+UVA. Gostei muito desse protetor, ótimo custo/benefício mas é necessário retocar de 3 a 4 vezes por dia. Lembrando que este protetor solar se adaptou ao meu tipo de pele, que é mista, portanto, consulte o seu dermatologista para saber qual é o mais indicado para sua pele.


Por hoje é só divas...então se cuidem e usem filtro solar sempre! 
Deixem nos comentários sua opinião, qual filtro solar você mais gostou para o seu tipo de pele?
Beijos e até a próxima...



http://www.ecycle.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário