Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alimentação saudável no Carnaval

Por Luana Bortolon


Oi Divas... Carnaval é tempo de folia, festas e muita alegria. Alguns aproveitam o feriado prolongado para viajar e descansar, outros vão cair na folia e se esbaldar... Mas, mesmo com a mudança de rotina, não podemos nos esquecer de manter uma boa alimentação!

A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir alguns problemas, aos quais os foliões estão mais expostos. Por isso, é necessário ter atenção com a alimentação, reposição de líquidos, uso de bebidas alcoólicas, entre outros. 



















De acordo com a nutricionista Benilma Mendes, na véspera da folia, o ideal é consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, pois proporcionam energia. Suco de frutas e pães integrais com geleia é um exemplo de lanche energético e saudável.


Nos dias de folia consuma alimentos leves, frutas e verduras, preferencialmente cruas, esses alimentos são de fácil digestão, nos fornecem vitaminas, sais minerais e água. Consuma de 3 a 5 porções de frutas por dia e vegetais no almoço e na jantar. 
Se você pular o carnaval atrás de um trio elétrico ou em festas que aconteçam durante o dia, não saia de casa de estômago vazio. Realize um almoço balanceado e evite alimentos gordurosos e frituras, como carnes gordas que exigem um maior processo digestivo e em altas temperaturas podem desencadear desconfortos gástricos. 
Se possível leve com você barra de cereais, frutas secas (ameixa seca, damasco, castanhas do Para, castanhas de caju, nozes, amêndoas), esses lanchinhos amenizam a fome e favorecem o aporte de calorias necessário para manutenção de um bom metabolismo.


Um cuidado especial deve ser dado a hidratação. Não esquecer de beber água! Durante a folia perdemos muita água pelo suor, além do fato de estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrada. Sempre que possível, procure ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor. Suco de frutas e chás também são boas opções para se manter hidratado.



Bebidas energéticas e esportivas são ótimos para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro. E mais, cuidado com as misturas de energéticos com álcool, nada saudáveis ao organismo.
Aproveitem as dicas e curtam o carnaval!! 
Já posso escutar:
Bebeu água, não!Tá com sede, tô!
Olha, olha, olha, olha a água mineral
Água mineral
Água mineral
Água mineral
Do Candeal
Você vai ficar legal... rsrs

Beijos





Fonte: http://www.grnews.com.br/
http://imirante.globo.com/
http://www.anutricionista.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário