Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Pitaya

Por Luana Bortolon


Olá Divas... 
Toda semana vou ao supermercado para comprar frutas, não consigo viver sem, é uma rotina saudável e saborosa...confesso que as vezes cansa ir com tanta frequência ao supermercado, afinal a semana é corrida: trabalhar, malhar, ser esposa e dona de casa... mas, otimizar o tempo é preciso e graças a Deus damos conta do recado, não é amigas??

Na minha última ida ao supermercado, me chamou atenção uma fruta linda que nunca tinha provado, de cor pink, comi com os olhos, rs e mais que depressa fui provar, já que o funcionário do supermercado estava lá a disposição dos curiosos, partindo para os clientes apreciarem. De sabor levemente adocicado, que lembra o do kiwi, comprei e claro no fim de semana fui pesquisar sobre a pitaya. Vejam o que descobri...



Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos. É uma fruta de características exóticas e benefícios excelentes para a saúde. Com ação termogênica e apenas 50 calorias em cada 100 g, a fruta é ótima aliada do emagrecimento. Isso porque é fonte de tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon, capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia. "Ela ainda é rica em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio, completa a nutróloga Cristiane Coelho.


Como se não bastasse ser magrinha, a pitaya ainda faz com que você se sinta saciada por mais tempo. O agente amigo, novamente, é o glucagon. Como ele absorve o açúcar do organismo e o transforma em energia, o cérebro entende que o corpo está alimentado, atrasando o alerta da fome. A tiramina também inibe o apetite e aquela vontade súbita por doces.

Além de tudo, é um alimento funcional, por carregar boas doses de oligossacarídeos, uma fibra alimentar não digestível, os benefícios da pitaya incluem o combate ao diabetes tipo 2 (por causa da redução da glicose no sangue), a prevenção do câncer de cólon e de infecções bacterianas. "As sementes contêm 50% de ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6), um tipo de gordura boa capaz de evitar doenças cardiovasculares", explica Cristiane.


De acordo com pesquisadores da Universidade de Chubu, no Japão, a pitaya ajuda a inibir a obesidade graças à antocianina - antioxidante que ainda afasta problemas cardíacos. O resultado do estudo constatou que a substância mantém as células de gordura murchas e ativa o metabolismo.

 Essa foi a pitaya que provei no supermercado


A fruta veio do México, e se espalhou para o mundo todo, no Brasil é cultivada principalmente no estado de São Paulo. na hora de comprar escolha a pitaya com coloração acentuada e casca sem lesões, alerta Cristiane Coelho. Fechada, ela dura algumas semanas, depois de aberta, guarde na geladeira e consuma em, no máximo, dois dias. 

Divas adorei a pitaya e seus benefícios, e vocês já provaram??
Provem e me contem se gostaram :))
Beijos e até a próxima!



Fonte: 
http://mdemulher.abril.com.br/
http://beneficiosnaturais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário