Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pilates Aéreo

Por Luana Bortolon


     Olá Divas, hoje vamos falar um pouco sobre o Pilates Aéreo, uma técnica nova que chegou a menos de 1 ano no Brasil e eu tive a oportunidade de fazer o curso com a criadora do método, então, vamos ao que interessa...
      O método Pilates Aéreo surgiu em Madri, na Espanha e foi criado por Vanessa Romo De Arce, adaptado do Pilates tradicional somado a varias técnicas relacionadas com o movimento que Vanessa foi praticando durante toda sua vida, os exercícios foram transferidos dos aparelhos de Pilates para o Colúmpio (balanço em Espanhol), que é feito de um tecido específico e resistente o suficiente para suportar o peso do aluno, possui alças para pés e mãos e pode ser levado a qualquer lugar, facilitando a prática dos exercícios.


                             


     Utilizando o colúmpio podemos executar vários exercícios tradicionais do Pilates, inclusive, facilitando a execução de movimentos para pessoas que, sem esse suporte, não conseguiriam realizar. O método também ajuda a aumentar os benefícios alcançados por meio de posturas sem gravidade. E em alunos que já praticam atividade física o Pilates aéreo pode ser um grande desafio.
     E foi justamente os exercícios mais avançados e que alguns alunos não conseguiam executar, que despertou em Vanessa a vontade de criar algo que pudesse ajudar o aluno ou paciente a completar os movimentos com mais facilidade.
     O método é indicado para todas as idades e níveis de condicionamento físico, do sedentário ao atleta, sempre respeitando o limite de cada um, e fazendo as devidas adaptações.
     O Pilates aéreo proporciona muitos benefícios, como, aumentar a resistência física, melhorar a respiração, aumentar a consciência corporal, alinhar o corpo, melhorar a concentração, o sono, combater o estresse, aumentar os espaços entre os ossos intervertebrais, aumentar a circulação, sanguínea e aumentar significativamente a força muscular, a energia e a flexibilidade. Também beneficia o sistema digestivo, principalmente o intestino, auxilia o aluno a enfrentar seus medos, ajudando no combate a traumas emocionais e limitações físicas, melhorar a saúde e aumentar as defesas do sistema imunológico e eliminar toxinas. Assim como no Pilates tradicional pode ser usado para tratar lesões, bem como promover a prevenção.
     Devemos levar em consideração alguns cuidados e contra indicações, pessoas com descolamento de retina, mulheres no período menstrual ou grávidas devem evitar as posturas de cabeça para baixo, pessoas hipertensas (sem controle por medicação), cardiopatas, alunos com refluxo devem ser avaliados, enfim, é necessário, praticar o método com um profissional habilitado.
     Fica aqui o convite para esse desafio! Beijos.


                                                 



                                         

     Fonte: Revista Oficial Pilates


Um comentário:

  1. ola Vanessa e Divas,realmente o Pilates Aereo tem todas estas qualidades a serem destacadas,bem ¨sacado¨ da vossa parte!
    peço licença para informar que estaremos lançando nosso equipamento aereo na IHRSA 2014 Evento fitness,valeu longa vida ao vosso blog.

    ResponderExcluir