Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Viagem: praia com crianças!

Por Madeleine Zaionc

Olá Divas queridas!

Hoje vou contar um pouco da minha viagem até Niterói-RJ e aproveitar para dar umas diquinhas de como aproveitar melhor a praia com crianças. Aproveitei o feriado para curtir uns dias de folga e visitar a família do maridão que é toda de lá.

Ficamos em Itacoatiara, uma das praias oceânicas de Niterói. “Itacoá”, como é conhecida pelos locais é uma praia que está super in. Cheia de surfistas e gente jovem e bonita, é o local que muitas pessoas escolhem para surfar, correr, jogar frescobol e altinha (aquele futebol que as pessoas ficam em círculos e não podem deixar a bola cair). 

Praia de Itacoatiara



A praia é linda e ainda não sofre os desprazeres da superpopulação. Pelo o que me falaram, até alguns anos atrás a região era bem pouco movimentada, mas atualmente tem toda a estrutura que precisamos, principalmente quando estamos com crianças, já que precisam de um cuidado maior.



Nesse dia o mar não estava "batendo".


Já que tocamos nesse assunto, vou passar umas dicas de cuidados com as crianças no litoral. Ressalto que é uma opinião pessoal, daquilo que foi recomendado pela pediatra do meu filho combinado com coisas que deram certo para nós!

Meu filhão, que tem 2 anos, foi à praia pela primeira vez com 6 meses, em Porto de Galinhas-PE, outro lugar fantástico para levar os pequenos. Nessa ocasião, fui orientada a utilizar protetor solar infantil e repelente específico para crianças. Lembrando que, para bebês com menos de 6 meses, a recomendação é de não usar esse tipo de produto, porque a pele é muito sensível até mesmo para esses cosméticos especiais. Enfim, o indicado seria o protetor oil free, mas como estávamos perto da natureza, o filtro solar com óleo ajudaria a espantar os mosquitos! 

Prainha de Itacoatiara - ideal para crianças!!

A pediatra também pediu para tomar cuidado com os alimentos oferecidos e particularmente com o gelo das bebidas, visto que a duvida em relação à higiene aliado ao calor poderia ser prejudicial ao bebê. Gente...minhas amigas Divas me conhecem e sabem que sou bem criteriosa e morro de dúvidas sobre a higiene dos alimentos fora de casa. Por muito tempo eu não deixei o baby comer alimentos crus ou suco de frutas em restaurantes – levava tudo de casa. Nessa viagem eu levei as papinhas todas congeladas e não dava água de coco, pois tinha medo da faca que abria a fruta não estar limpa! Só oferecia água mineral e sucos preparados por mim mesma na copa baby do hotel. Sei que para alguns pode parecer excesso de cuidado, mas dessa maneira eu ficava tranquila. Enfim, exagero ou não, ele voltou para casa são e salvo!!


Vista de Itacoatira (da pedra da Prainha)

Nesse último passeio, como está maiorzinho e mais resistente à viroses e contaminações, abusamos da água de coco e outros líquidos. Saía de casa cedinho para que ele tomasse um pouquinho de sol sem protetor (15 a 20 minutos), para dar um up na vitamina D. Apesar da recomendação de evitar sol após as 10h, acho que as mães tem que ter uma sensibilidade aguçada de acordo com a pele dos seus filhotes e com o local que estão – no Nordeste brasileiro o sol das 9h pode ser bem forte!! Como o filhote é bem branquinho, passo protetor fator 50 no corpo todo e, após esperar secar um pouco, coloco boné e aquelas camisetas com proteção solar, do mesmo material da roupa de surfistas, reaplico o filtro a cada 1h e TODA vez que ele se molha. Juro gente, não queima nadinha!!!


Solzinho da manhã...










Fazendo bagunça com a vovó!!!
















Também tenho um cuidado extra com aquela fralda específica para praia/piscina. Meu menino tem certa sensibilidade a esse tipo de fralda e fica com assaduras se permanece com a fralda por um longo tempo. Já conversei com outras mamães e percebi que esse problema é comum. Para evitar o incômodo, deixo com a fraldinha normal até a primeira “molhada”, só então coloco a fralda de piscina e deixo o necessário. Quando percebo que não vai mais se molhar já troco pela fralda comum. Outra dica é dar uma ducha de água doce antes de ir embora – ou levar uma garrafa de água de casa se o local não dispuser dessa estrutura – o caminho pode ser demorado e eles ficarão bem mais fresquinhos!

Brincando embaixo do guarda-sol

Praia com criança é um pouquinho mais trabalhoso. Temos que prestar atenção em muitas coisas: sol, mar agitado, multidão, hidratação, alimentação...mas quanto maiores ficam, mais eles se divertem. O importante é lembrar que os pequenos não têm tanta paciência e tolerância e devemos prestar atenção nos sinais de que já está na hora de voltar!

Pôr-do-sol em Itacoatiara

E vocês Divas, têm experiências para compartilhar? Deixem sua opinião nos comentários.

Beijinhos...


Madeleine

Nenhum comentário:

Postar um comentário