Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O uso das cores na decoração

Por Lidiane Massuda


Como hoje acordei inspirada e querendo o meu dia bem colorido, pensei: por que não compartilhar um pouquinho sobre o uso das cores nos ambientes???




Muitas vezes não notamos as cores que invadem nossa vida cotidiana.

Felizmente, tenho observado que muitas organizações estão começando a ter mais consciência do uso da cor, chegando à conclusão que um local depressivo torna os trabalhadores deprimidos. Como a ação é em geral necessária em locais de trabalho, não seria aconselhável, nesses ambientes, o uso excessivo de cores relaxantes, com luzes muito suaves e quentes. Mas lógico, observando bem o tipo de trabalho a ser realizado.


Comerciantes sensatos devem procurar combinar os esquemas de cores com as mercadorias, por exemplo: lojas especializadas em artigos masculinos devem explorar as cores sóbrias, escuras e quentes, o que dá a impressão da discreta atmosfera dos homens. 

Sabemos também que desde que nascemos somos condicionados a aceitar certas cores como femininas e outras masculinas, um pão cor-de-rosa ou azul não seria muito apetitoso, pois possuímos uma visão de pães marrons, dourados. 

A cor influi muito na personalidade das pessoas. Uma pessoa trabalha, estuda, produz, enfim, vive melhor quando rodeada por cores apropriadas às suas tarefas e a sua vida, dessa forma, procurem tirar proveito desse recurso simples, barato e se utilizado de maneira correta, traz bons resultados.

Dicas:
- Encurte o ambiente pintando as paredes menores com uma cor mais escura, isso tornará o ambiente mais aconchegante.
- Rebaixe o teto pintando-o com uma cor mais escura do que a das paredes. Isso não vai deixá-lo tão distante das pessoas.
- Destaque os objetos. Aplique uma cor contrastante na parede de fundo. Sem dúvida, isso produzirá o efeito de destaque em determinados objetos expostos no ambiente, sejam os mobiliários ou peças de valor artístico.





Simbologia das cores:
O amarelo simboliza riqueza tem relação com a luz, claridade, bom humor, colabora na realização e na criatividade.








O preto está ligado ao respeito, temor e dai a noção de autoridade. Vejamos os juízes por exemplo. Durante muitos anos, a polícia com a mesma intenção de manter a ordem, vestia preto, mas vem perdendo espaço para o azul-escuro ou cinza, passando um conceito mais ameno, como prestação de serviço e apoio a comunidade.




O vermelho é uma cor de grande poder de atração, extremamente excitante, alegre e juvenil. Lembra amor, paixão, prazer, barulho e é símbolo da cólera e do ódio. Por ser uma cor instigante é carregada de conotações sócio-culturais, não deve ser usada em salas de espera de estabelecimentos comerciais ou prestadoras de serviços.





O azul é uma cor fria se usada em grandes superfícies, torna o ambiente frio. 
É uma cor tranqüilizante, significa pureza, inocência, é repousante, inspira paz interior. O azul é dito cor da nobreza, originando a expressão "Sangue-azul".





O laranja é de todas as cores a mais dinâmica, pois reúne a luminosidade do amarelo e o vigor do vermelho, estimula o apetite, ideal para ser usada em restaurantes, lanchonetes, etc. É a cor da luxúria e da juventude.



O Verde absoluto é a cor mais calma que existe. Encontrada como tônico na natureza, tranqüila e confortante, é a cor do equilíbrio em muitos sentidos. 

Ela é focalizada perfeitamente na retina e ainda se encontra exatamente no meio do espectro cromático. Quando misturada com o branco ganha em qualidade e luminosidade, sugerindo mais tranqüilidade ainda que o normal. Cor da esperança, da força e longevidade. Esperança depositada no jogo, é sobre gramados verdes que se estabelecem partidas de futebol, sobre o tecido verde, o bilhar, sobre a Madeira verde, o tênis de mesa, e é sobre as mesas verdes de carteados em cassinos que se encontram o jogo, o destino, a esperança e a fortuna, todos simbolizados pela cor verde.




Ligado à higiene e a limpeza, o verde é muito utilizado em consultórios e hospitais. Pela infinita gama de seus componentes (azul e amarelo), o verde reúne as melhores condições para decoração de interiores. 

Temos a história contada pelos londrinos do que aconteceu na ponte Blackfriars, em Londres, onde ocorriam muitos suicídios. 

Na década de 80, ao pintarem de verde a ponte que antes era vermelho-ferrugem, o número de suicídios caiu em 75%. 
Seria realmente o verde a cor da esperança??? Fica a dica...


Texto elaborado com pesquisas em livros e sites como: www.mundocor.com.br; www.revestir.com.br
Casa: Design e Decoração de Claire StellMóveis e objetos www.atalaiamoveis.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário