Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Coluna Saudável

Por Luana Bortolon


     Oi Divas, tudo bem? Ontem foi o dia do fisioterapeuta, e voltando de viagem pensei em falar algo a respeito da profissão, como uma forma de parabenizar os colegas fisioterapeutas...quase chegando em Campo Grande, meu marido, que estava dirigindo, queixou-se de dor na coluna e naquele momento fiz minha escolha...
      A dor na coluna é um dos incômodos mais comuns da humanidade. No Brasil as doenças músculo esqueléticas, com predomínio das doenças da coluna, são as primeiras causas de pagamento auxilio doença e a terceira causa de aposentadoria por invalidez. Em torno de 90% dos adultos experimentam dor na coluna em algum ponto da vida e 50% dos adultos que trabalham sentem dor na coluna com frequência.
     A postura de uma pessoa pode ser influenciada por diversos fatores que vão desde: hereditários, étnicos, culturais, tipo de atividade e psicológicos. A coluna vertebral é a mais prejudicada, com sobrecargas que levam a problemas posturais, pois a coluna vertebral é o suporte do corpo, ela se adapta a posição e a atitude que o ser humano adota.
     Alem dos maus hábitos posturais, a falta de estabilização da coluna pode ser ocasionada por  
déficit do controle motor, perda da propriocepção, sedentarismo, entre outros motivos. Disso podem advir hérnias de disco, protusões e outros problemas, os quais são passíveis de tratados ou prevenção com a prática de Pilates.
     Confira alguns exercícios para coluna


Monkey
                             
             
Hamstring Stretch
                             
                                     
                     
                Hang Up
Hang up


     No método Pilates o trabalho da coluna é feito de maneira natural, através do exercícios que restabelecem a mobilidade da coluna e trabalham as articulações respeitando sua amplitude através da facilitação que os equipamentos de Pilates podem proporcionar.
     Portanto, é saudável trabalhar a coluna em todos os eixos e planos: extensões, flexões, rotações e inclinações. Alongar e fortalecer todos os músculos envolvidos.  " Se sua coluna é inflexível aos trinta anos, você é velho, se ela é flexível aos sessenta você é jovem". ( Pilates e Miller, 1998), para Joseph Pilates "você é tão jovem quanto a flexibilidade da sua coluna". Aproveite e reflita, quando foi a última vez que você fez uma aula, ou apenas um exercício para cuidar da saúde da sua coluna?
       Mas lembre-se procure sempre um profissional habilitado para fazer uma avaliação, bem como a prática dos exercícios. 
         
        
Fonte: Revista Oficial Pilates, Método Pilates de condicionamento do corpo, Panelli, Cecilia e De Marco, Ademir.
   
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário