Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Outubro Rosa - Câncer de Mama


Olá minhas Divas, tudo bem? Hoje vamos ter um papo bem sério aqui no blog, sobre o câncer de mamas. Como estamos no mês Rosa, trouxemos aqui para nos esclarecer sobre o assunto, um amigo querido e super competente, Dr. Patrick Costa Vieira, Oncologista da clínica Prognóstica. Qualquer dúvidas podem deixar perguntas nos comentários aqui do nosso blog.

Outubro Rosa
Colaborador: Dr. Patrick Costa Vieira

É um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama responde  por 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil. Em 2012 foram previstos 52 mil novos casos.
A historia do outubro rosa remonta à ultima década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação |Ssan G. Komen for the Cure  e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, dede então, promovida anualmente na cidade.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao outubro rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 anos do Encerramento da Revolução.
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “outubro Rosa” que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnostico precoce.

Auto Exame das mamas: é o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração.
-Quando fazer -  uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.
- O que procurar? 
Diante do espelho:



  • Deformações ou alterações no formato das mamas; 
  • Abaulamentos ou retrações;
  • Ferida ao redor do mamilo.
No banho ou deitada:


  • Caroços nas mamas ou axilas;
  • Secreções pelos mamilos.

Obs: O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.
No caso da evidencia de alterações mamarias ou duvidas procure ajuda médica para prosseguir com a investigação.
Outras recomendações são:
Exame clinico das mamas:  feita por profissional habilitado, a partir dos 20 anos como parte do atendimento medico integral da mulher 
Mamografia: indicado anualmente a partir dos 40 anos de idade; mulheres com histórico familiar devem iniciar rastreamento anual a partir dos 35 anos;
Ultra-sonografia das mamas : exame que complementa informações obtidas com o exame físico e a mamografia, ajuda para localização especifica de possíveis alterações e como guia nos casos em que se indica biopsia.
As chances de cura são diretamente proporcionais ao estagio em que se é identificado o câncer, quanto mais inicial maior as chances de cura.

Então, como o Dr. Patrick deixou bem claro, nada de bobearem, hein mulherada, quanto antes diagnosticado melhor e mais chances de cura, e não é para se preocuparem apenas nesse momento, que o assunto esta em alta, fica a dica…
Segue abaixo o contato do Dr. Patrick.
Beijos a todas..

Dr. Patrick Costa Vieira
Oncologista
CRM/MS 4334

Clínica Prognóstica
Rua 25 de dezembro, 795 centro.
Campo Grande - MS
Tel: (67) 3211-4647/3211-4645

2 comentários:

  1. A mulher que tem prótese de silicone tem condição de detectar alguma coisa anormal com o auto-exame?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Monica, mulheres com prótese de silicone, podem sim detectar nódulos mamários cancerígenos, isso por que o tecido glandular mamário permanece na mama após a colocação da prótese.
    Dr Patrick Costa Vieira

    ResponderExcluir