Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Stand up paddle surf

Por Luana Bortolon

Olá Divas...as férias acabaram :(( chega de sol e mar. De volta ao trabalho e ao blog também...
Hoje vou falar sobre um esporte que nunca tinha praticado, mas como adoro uma novidade, e passei as férias na praia, não pude deixar de experimentar o Stand Up Paddle, e confesso, achei fácil! Só perdi o equilíbrio quando uma lancha enorme passou fazendo aquelas ondas deliciosas...cai na água e claro, aproveitei para me refrescar...meta do próximo verão: não cair da prancha quando o barco passar...rs

A modalidade esportiva que mais se popularizou no Brasil é chamada de Stand up paddle surf (SUP), sua origem foi em Waikiki no Havai em meados de 1960, onde os famosos beach boys se encarregavam de dar o pontapé inicial neste esporte. O termo Stand Up Paddle Boarding é chamado na língua havaiana de  Ku Hoe He e nalu e significa, em pé, remar, surfar, onda respectivamente, e sua história está diretamente ligada ao surf. Antigamente os professores que instruiam seus grupos em como surfar, se mantinham em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem mais visibilidade.





Também conhecida como beach boy surf, esta modalidade é caracterizada por manter o praticante em pé na prancha, com a utilização de um remo para se deslocar na água. A partir de 2000, alguns dos principais surfistas havaianos como Laird Hamilton, Brian Keaulana e Rick Thomas iniciaram a prática de Sup como forma de alternar os treinos de surf, na impossibilidade de praticá-lo quando o mar não estava em condições favoráveis. Os demais praticantes se encantaram e a cada ano o esporte ganhou mais adeptos, até a criação de eventos específicos no Havai.

No Brasil a modalidade começou a ser praticada pelos surfistas Haroldo Ambrósio e Jorge Pacelli, que juntos inovavam casa vez mais para aprimorar as técnicas deste esporte. Inicialmente praticado nas praias do Rio de Janeiro e São Paulo, o esporte já possui adeptos em todo o país, incluindo praias de norte a sul e lagos em Brasília e outras cidade sem praia, como Campo Grande e Bonito.
O Stand up paddle pode ser praticado em quatro modalidades: Race, Wave, Freestyle e Rafting. 


Race: tem como objetivo terminar o percurso no menor tempo possível e ultrapassar a linha de chegada antes dos outros competidores. A prancha deve ser grande e a parte frontal parecida com o desenho de uma canoa, para adquirir maior estabilidade e se manter em linha reta, os remos possuem a pá maior, para garantir mais velocidade.


Wave: tem como objetivo integrar o surf clássico ao uso do remo, o praticante deve surfar e utilizar o remo como auxílio para realizar as manobras. A prancha possui design parecido com a de surf, porém com uma leve curvatura ao fundo e três quilhas.


Freestyle é considerada a mais praticada, pois o objetivo é apenas realizar manobras com a ajuda do corpo e do remo. 


Rafting é praticada por quem aprecia descer enormes corredeiras de rios e cachoiras. 
Existem ainda outras variações do SUP, são elas, SUP pesca, SUP yoga, SUP em rios e cachoeiras. Hum e porque não fazer o SUP pilates??? Gostei...rsrs


Eu

                                             

Adorei o Stand Up divas! Recomendo...beijos e até a próxima...
                                                    


Fonte: 
http://www.travinha.com.br/esportes-aquaticos/9001-stand-up-paddle/450-stand-up-paddle-historia-e-modalidadeshttp://en.wikipedia.org/wiki/Stand_up_paddle_surfing
Fotos: google e pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário