Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Incontinência Urinária

Por Luana Bortolon

Olá Divas... pensando em minhas queridas alunas e pacientes idosas que já sofreram com essa doença e que hoje graças a prática do Pilates não fazem mais parte desse grupo, resolvi falar um pouco sobre incontinência urinária... você com certeza conhece alguém, que tem, ou já teve esse tipo de distúrbio.



Incontinência urinária é a incapacidade de conter a urina na bexiga, gerando a perda de urina em situações frequentemente inapropriadas. Para muitas pessoas, a incontinência urinária é motivo de constrangimento e dificuldade social. O distúrbio afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias. A incidência aumenta progressivamente com a idade, sendo que, um em cada três indivíduos idosos, apresenta algum problema com o controle da bexiga.
No entanto, é mais frequente nas mulheres e, pode manifestar-se tanto na quinta ou sexta década de vida, quanto em mulheres mais jovens. Essa prevalência se dá ao fato de a mulher apresentar, além da uretra, duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal. Isso faz com que as estruturas musculares que dão sustentação aos órgãos pélvicos e produzem a contração da uretra para evitar a perda urinária e o músculo que forma um pequeno anel em volta da uretra sejam mais frágeis nas mulheres.



A micção é controlada por nervos e músculos do sistema urinário. O trato urinário inclui os rins (os quais filtram o sangue e excretam os produtos finais do metabolismo do corpo como urina), os ureteres (tubos que conduzem a urina dos rins à bexiga), a bexiga (o saco que serve como reservatório de urina), a próstata em homens (a glândula envolvida na produção de sêmen) e a uretra (tubo que conecta a bexiga ao exterior do corpo).
Quando você não está urinando, os músculos dos esfíncteres externo e interno da uretra mantém o tubo uretral fechado. Pequenas quantidades de urina são continuamente esvaziadas na bexiga pelos ureteres a cada 10 a 15 segundos. Logo, a urina acumula na bexiga e quando a bexiga está cheia, o cérebro envia sinais para os músculos da bexiga contrair e aqueles da uretra relaxar, permitindo, então, ocorrer a micção.
A incontinência ocorre quando o estoque e o esvaziamento da urina da bexiga não funcionam de uma maneira coordenada. Esta falta de coordenação entre os processos de estoque e esvaziamento é devido a um mau funcionamento dos nervos e músculos da bexiga ou uretra. Em mulheres, a incontinência pode também ser causada por uma perda de suporte da bexiga e uretra.

Causas da Incontinência Urinária:
A eliminação da urina é controlada pelo sistema nervoso autônomo, mas pode ser comprometida nas seguintes situações:
* Comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;
* Gravidez e parto;
* Tumores malignos e benignos;
* Doenças que comprimem a bexiga;
* Obesidade;
* Tosse crônica dos fumantes;
* Quadros pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal;
* Bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do portador.
  
           


Tipos e Sintomas:
* Incontinência urinária de esforço: o sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se;
* Incontinência urinaria de urgência: mais grave do que a de esforço, caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio as atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro;
* Incontinência mista: associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra.

Tratamento e Prevenção:
O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é farmacológico e fisioterápico.
Não pense que incontinência urinária é um mal inevitável na vida das mulheres depois dos 50, 60 anos. Se o distúrbio for tratado como deve, a qualidade de vida melhorará muito.
Evite a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação, praticar exercícios fisioterápicos e fazer Pilates para fortalecer o assoalho pélvico, são medidas úteis na prevenção da incontinência urinária.



Divas entenderam agora a importância de fortalecer o assoalho pélvico??
Fica a dica... vamos nos prevenir!
Beijos fortalecidos...


Fonte: http://drauziovarella.com.br/

Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário