Olá Divas... pensando em minhas queridas alunas e pacientes idosas que já sofreram com essa doença e que hoje graças a prática do Pilates não fazem mais parte desse grupo, resolvi falar um pouco sobre incontinência urinária... você com certeza conhece alguém, que tem, ou já teve esse tipo de distúrbio.
Incontinência urinária é a incapacidade de conter a urina na bexiga, gerando a perda de urina em situações frequentemente inapropriadas. Para muitas pessoas, a incontinência urinária é motivo de constrangimento e dificuldade social. O distúrbio afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias. A incidência aumenta progressivamente com a idade, sendo que, um em cada três indivíduos idosos, apresenta algum problema com o controle da bexiga.
No entanto, é mais frequente nas mulheres e, pode manifestar-se tanto na quinta ou sexta década de vida, quanto em mulheres mais jovens. Essa prevalência se dá ao fato de a mulher apresentar, além da uretra, duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal. Isso faz com que as estruturas musculares que dão sustentação aos órgãos pélvicos e produzem a contração da uretra para evitar a perda urinária e o músculo que forma um pequeno anel em volta da uretra sejam mais frágeis nas mulheres.